Minha Casa, Minha Vida voltará com força total
4 de janeiro de 2023
Sergipe avança se implantar câmeras nos uniformes policiais
4 de janeiro de 2023
Exibir tudo

Deve chover em Sergipe mais de 50 mm até segunda-feira

Desde o dia 1º, as chuvas já alcançaram o acumulado de 50 mm em Aracaju

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê “chuvas significativas em grande parte do país” até a próxima segunda-feira (9). A previsão para o Nordeste é de que os maiores acumulados de chuva ocorram na chamada “região do Matopiba” – área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e no extremo sul da Bahia e de Sergipe, com volumes maiores que 50 milímetros.

Segundo a Defesa Civil de Aracaju, o acumulado de chuva na capital já soma 42 milímetros (mm), conforme registrado pelos pluviômetros que integram o sistema ClimAju. As precipitações não resultaram em registro de ocorrências através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Em Aracaju, por exemplo, tem chovido bem desde o início de 2023. No início da manhã de ontem (9) foi o período que mais choveu. Os maiores volumes de chuva foram observados no Bairro Industrial e nos bairros Porto Dantas e 18 do Forte, respectivamente. Os dados pluviométricos da capital indicam que, neste mês, desde o dia 1º, as precipitações alcançaram o acumulado de 50 mm.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, as precipitações têm ocorrido de forma distribuída, o que não gerou impactos expressivos. “Mantemos equipes em atenção, especialmente, às áreas de riscos da capital. Atuamos de maneira integrada com os demais órgãos da gestão municipal para redução de riscos e rápido atendimento às demandas que possam surgir”, acrescentou o coordenador.

Serviço de Alerta por SMS

O serviço de alerta por SMS 40199 é gratuito e visa manter a população atenta a possíveis riscos ocasionados pelas chuvas e outros fenômenos naturais. Com o cadastro, os usuários têm, na palma da mão, dados sobre os fenômenos naturais que possam provocar impactos, especialmente, em áreas de riscos, além de orientações sobre como proceder durante o período de alerta. Para realizar o cadastro é necessário enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo, de diversas regiões da cidade.

Foto: Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *