Derrotado na Justiça, Sukita cai no choro
21 de julho de 2015
Pesquisador cria irrigador solar com garrafas
22 de julho de 2015
Exibir tudo

Malas Prontas

Os políticos que pretendem disputar as eleições de 2016 e não estão satisfeitos com seus partidos só têm até outubro deste ano para mudar o endereço partidário. Por conta disso, tem havido um grande reboliço, mas ninguém abre o bico sobre suas pretensões para evitar contratempos. Portanto, só depois do prazo final de filiações é que será possível fazer um balanço sobre os partidos que conquistaram os melhores quadros e quais os que perderam mais filiados para os adversários. Especula-se que o PSDB tem perdido muitos tucanos insatisfeitos com a troca de comando ocorrida na agremiação. Neste período, as legendas promovem campanhas de filiações na capital e interior, todas de olho nas eleições municipais de 2016. Encerrada esta fase, saberemos quais as siglas mais se fortaleceram para o próximo embate eleitoral. Aguardemos, portanto!

Bebê chorão

E o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, caiu no choro após ter sido condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Por seis votos contra apenas um, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral tornou Sukita inelegível por oito anos. Aos prantos, o ex-prefeito autorizou o advogado Fausto Leite a recorrer contra o resultado junto ao TSE.

Vida mansa

Qualquer cidadão precisa trabalhar 30 ou 35 anos para se aposentar. Os políticos, porém, asseguram pensão especial com muito menos tempo. No Congresso, cerca de 250 ex-deputados e ex-senadores (de Sergipe são 12) conseguiram a aposentadoria a partir de oito anos de contribuição. A despesa é paga pelo contribuinte. Os sergipanos com melhores aposentadorias são Francisco Rollemberg com R$ 26.740,34, Albano Franco e José Carlos Teixeira, cada um com R$ 17.556,79.

Aposentado

E quem também acaba de se aposentar com um ótimo salário é o conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição. Um dos muitos presos na Operação Navalha, ele é acusado participar dos esquemas de corrupção relacionados à duplicação da adutora do São Francisco. A aposentadoria tira de Conceição o foro privilegiado. Com isso, o processo aberto contra ele vai ser julgado agora pela Justiça Federal em Sergipe.

Semana do Trânsito

O Detran reuniu ontem representantes de diversos órgãos para discutir as ações da programação da Semana  Nacional de Trânsito. Marcada para o período de 18 a 25 de setembro, a campanha terá como tema “Seja você a mudança no trânsito”. Segundo o presidente do Detran, Edgard da Motta,  o evento é importante para ajudar a população a mudar o comportamento no trânsito.

Insegurança

Lideranças comunitárias do conjunto residencial Bugio estão organizando um ato público contra a insegurança nas escolas públicas. A manifestação está prevista para amanhã à tarde. Enquanto isso, boa parte dos pais estão evitando mandar os filhos para as escolas, particularmente, o Colégio Paulo Costa, onde a bandidagem invade à luz do dia para assaltar professores e estudantes. Uma lástima!

Feiras livres

A feira livre do bairro Treze de Julho, ganhou novos toldos resistentes ao sol e à chuva, bancas forradas e padronizadas, balcões refrigerados para o comércio de carne e peixe e lavatórios com água potável. Os feirantes também receberam uniformes e orientações sobre higiene. Melhor é que a excelente iniciativa da Prefeitura de Aracaju será estendida as outras 34 feiras de bairros. Nem precisa dizer que a novidade foi muito aplaudida pelos consumidores. Legal!

Sergipe na lanterna

E o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), defenda que Sergipe invista mais na geração de energia fotovoltaica, aquela captada diretamente da luz do sol. O parlamentar acaba de participar em São Paulo do Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia. Ele diz ter ficado perplexo com os gráficos apresentados sobre projetos de geração de energia fotovoltaica. Sergipe aparece com desempenho zero entre os 22 estados com experimentos nesta atividade. Uma lástima!

Direitos violados

Mais da metade das ligações feitas no primeiro semestre para o Disque 100 está relacionada a violações de direitos de crianças e adolescentes (63,2%). Em seguida, estão os idosos (24,2%) e as pessoas com deficiência (7,3%). Os dados são da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito que recebe denúncias e demandas de violações de direitos humanos.

Santa em plenário

E quem esteve ontem no plenário da Assembleia foi Nossa Senhora de Fátima. Calma, estamos falando da imagem peregrina da Santa, trazida a Sergipe como parte das comemorações do centenário da aparição de Maria, em Portugal. Com a presença da imagem no Legislativo, o arcebispo metropolitano dom Palmeira Lessa celebrou uma missa. Tomara que a visita de Nossa Senhora ajude o Parlamento sergipano a encontrar uma saída para as malfadadas verbas de subvenção.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *