Calor aumenta venda de coco verde produzido em Sergipe
13 de junho de 2016
Caixa pretende retomar obras do Minha Casa, Minha Vida
13 de junho de 2016
Exibir tudo

Umbuzeiro é tema de livro

De copa robusta, frutos saborosos e com uma resistência que o torna capaz de florir e produzir mesmo após longos meses sem chuva, o umbuzeiro é uma das árvores que simboliza a biodiversidade do Bioma Caatinga. Por sua importância e seus diversos usos pelo povo sertanejo, há 30 anos ele vem sendo estudado por pesquisadores da Embrapa Semiárido, o que resultou na publicação de um livro inteiramente dedicado a essa planta.

A obra Umbuzeiro: Avanços e Perspectivas foi lançada durante a abertura do I Simpósio do Bioma Caatinga, realizado este mês, na Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE. O livro conta com a contribuição de quase 20 autores, que tratam dos mais diferentes aspectos relacionados à planta, tendo como editores os pesquisadores Marcos Antônio Drumond, Saulo de Tarso Aidar, Clóvis Eduardo de Souza Nascimento e Visêldo Ribeiro de Oliveira.

“Esse é o resultado do resgate de dados coletados desde o ano de 1986, quando a empresa iniciou os trabalhos de pesquisa para multiplicar e manejar a espécie”, ressaltou o editor Marcos Drumond. Entre os avanços alcançados pela pesquisa, ele destacou ainda o domínio da técnica de enxertia, que possibilitou a implantação do maior banco de germoplasma de umbuzeiro, na área da Embrapa Semiárido, com mais de 70 acessos, com os quais vêm sendo desenvolvidos diversos trabalhos.

A árvore

O umbuzeiro é uma planta endêmica, ou seja, que ocorre naturalmente apenas no Semiárido brasileiro. A espécie Spondias tuberosa Arruda é conhecida como “imbu”, “ambu” ou “umbu”, que em tupi-guarani significa “árvore que dá de beber”. O nome é uma alusão aos frutos suculentos e às suas raízes – ou túberas – que parecem grandes batatas, onde se acumula água e nutrientes para sustentar a planta durante o período de estiagem.

Ela é utilizada de forma extrativista pela população da região, que colhe os frutos para consumo in natura ou para a fabricação de doces, polpas ou a tradicional bebida chamada de umbuzada. Suas folhas e frutos também são consumidos pelo animais, sejam eles silvestres ou de criação, como as cabras e ovelhas. A árvore tem ainda importância ecológica, pois fornece néctar e pólen para as abelhas nativas.

Os temas

Muito além de uma descrição da planta, o livro Umbuzeiro: Avanços e Perspectivas reúne conhecimentos, tecnologias e produtos que podem contribuir para a conservação e para o uso e manejo sustentável da espécie, aproveitando suas potencialidades. Para tanto, engloba desde a caracterização do ambiente onde ela é encontrada até aspectos de comercialização e mercado.

No que se refere à planta, a publicação aborda a caracterização botânica e biológica da espécie, e também os seus recursos genéticos, com dados sobre a sua variabilidade, especialmente nas características dos frutos. Também são descritos os trabalhos de propagação e manejo, que torna possível fazer uma grande produção e disseminação de mudas.

Já o fruto é tratado em capítulos que abordam a qualidade e a conservação pós-colheita, além de apresentar diversas possibilidades de aproveitamento, com a elaboração de produtos como o umbu cristalizado, desidratado ou em compota, geleia, barra de cereal, licor, entre outros, que podem ser uma fonte de renda para as comunidades rurais.

“Esse é o passo inicial, de organização dos conhecimentos acumulados até aqui, que nos permite avaliar o que já foi alcançado e também pensar nas perspectivas de um futuro com um novo contexto e novos desafios”, avalia o editor Saulo Aidar.

O livro Umbuzeiro: Avanços e Perspectivas pode ser adquirido na Livraria Embrapa, com o custo de R$ 23,00, por meio do site www.embrapa.br/livraria e também na sede da Embrapa Semiárido ou em seu escritório de apoio, localizado no Centro de Convenções, em Petrolina-PE.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *