Prêmio Estácio de Jornalismo 2016 prorroga inscrições
15 de junho de 2016
Fim de linha para Luciano
15 de junho de 2016
Exibir tudo

Polícia apreende dois teiús e cinco pássaros em Socorro

O Pelotão de Polícia Ambiental de Sergipe apreendeu dois teiús que eram mantidos em cativeiro no conjunto residencial Marcos Freire III, município de Nossa Senhora do Socorro. Na mesma casa também foram apreendidos cinco pássaros silvestres que estavam presos em gaiolas.

A guarnição da Polícia Militar foi acionada pelo CIOSP para averiguar uma denúncia de que um cidadão criava animais silvestres. Ao chegarem na residência, os militares interpelaram o proprietário e constataram que dois répteis estavam sendo criados nos fundos da residência. Sem autorização dos órgãos ambientais para a criação dos animais e após admitir que sua conduta era ilegal, o cidadão de 45 anos foi enquadrado no artigo 29, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Diante do flagrante, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e irá responder por crime ambiental na Comarca de Nossa Senhora do Socorro. Quanto aos animais apreendidos, foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Sergipe, que deverá libertá-los em área de mata.

Comum no Brasil

O teiú é o maior e mais comum lagarto no Brasil. Este réptil tem cabeça é comprida e pontiaguda, com mandíbulas fortes providas de pequenos dentes pontiagudos. Da boca salta uma língua cor-de-rosa, bem comprida e bifurcada. Tem uma cauda longa e arredondada. As escamas têm uma coloração geral negra, com manchas e faixas brancas sobre a cabeça e membros. O papo e face são brancas, adornados de manchas negras. E é grande: em média tem 1,40 metros de comprimento, mas não é incomum atingir os 2 metros.

O animal, quando encontrado no seu habitat natural, é conhecido sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se atacado, primeiro tentará fugir, mas, se impedido, desferirá golpes violentos com a cauda. Outro mecanismo de defesa é a mandíbula: a mordida de um teiú adulto é tão poderosa que pode esmagar dedos humanos. Os teiús nascidos em cativeiro, no entanto, costumam ser dóceis.

Onívoro, estes lagartos forrageiam uma ampla gama de alimentos, utilizando a língua bifurcada. Na sua dieta incluem-se pequenos mamíferos, pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, vários artrópodes, carniça, vermes e crustáceos. Também se alimenta de frutas suculentas, folhas e flores. No interior do país é famoso por assaltar galinheiros para atacar ovos e pintinhos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *