Análise foliar oferecida pelo ITPS auxilia agricultores
12 de setembro de 2016
Semana Nacional de Trânsito começa segunda em Sergipe
13 de setembro de 2016
Exibir tudo

Livro Aracaju dos anos 90 lançado pela Edise

O livro “Aracaju dos anos 90: Crimes Sexuais, Homossexualidade, Homofobia e Justiça”, de Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa, publicado pela Editora do Diário Oficial de Sergipe – Edise, traz a discussão de um dos assuntos mais comentados e debatidos dos últimos tempos, a compreensão social acerca da sexualidade.

A autora por meio de pesquisas em jornais, processos penais e entrevistas, apresenta uma análise dos discursos referentes a crimes sexuais, homossexualidade, homofobia familiar e justiça na cidade de Aracaju, desde os anos 90 até os dias atuais.  Este estudo evidencia diversas mudanças sociais quanto política para o Estado que, a partir do trabalho desenvolvido por pessoas que lutaram em prol das questões sociais, passa a desenvolver políticas públicas para consolidar direitos iguais a todos os cidadãos.

Segundo Patrícia Rosalba, desde o período em que cursava a graduação em Ciências Sociais, na Universidade Federal de Sergipe, investiga a relação entre crimes sexuais e Poder Judiciário com base nos estudos de gênero e sexualidades. “As incursões teóricas baseiam-se na Antropologia e na Sociologia, somadas a uma vasta pesquisa documental, além da execução de entrevistas com diversos atores sociais importantes que povoaram a cidade de Aracaju dos anos 90”, explicou.

O livro contribui para a evolução social de Sergipe relatando o desenvolvimento e modernização que enfrenta os valores de uma sociedade tradicional dos anos 90, a fim de garantir e legitimar os direitos das pessoas LGBTTTs.

Para a gerente da Editora, Rosilene Santos, antes desse livro, a Edise não contava em sua biblioteca nenhum título que fizesse referência a essa temática. Sendo sem dúvida, mais uma ferramenta que contribuirá com o rompimento de tabus e preconceitos referentes à sexualidade. “A partir do livro, o leitor poderá refletir acerca das mudanças socioculturais da época e da evolução do pensamento da população sergipana nos dias atuais, com iniciativas de reivindicações de direitos e respeito aos gêneros”.

De acordo com o presidente da Segrase, Marcio Farias Barreto, esta é mais uma obra de relevância para a cultura de Sergipe, pois trata de uma questão que suscita muitas divergências de opiniões, “principalmente em um momento de retrocessos na política brasileira dos anos 90, quando a homossexualidade era considerada crime. O livro nos faz compreender estas importantes transformações dos direitos sociais em Sergipe”.

A autora ainda afirma que o livro descortina e evidencia a criminalização dos desejos, os preconceitos e as leituras institucionais sobre tais temas. Além disso, é uma obra que potencializa a urgência desse debate e lança muitas questões que devem ser problematizadas no cenário político e acadêmico com interconexões entre o local e o global.

Adquira a obra na Livraria da Edise: https://segrase.se.gov.br/livraria_grade.htm

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *