João pode desistir da reeleição
1 de agosto de 2016
Pequenos são campeões de vendas pela internet
1 de agosto de 2016
Exibir tudo

Fórum debate em Aracaju o destino do lixo eletroeletrônico

Boa parte da população desconhece a maneira correta de descartar os resíduos sólidos especiais, que oferecem riscos à saúde pública e ao meio ambiente se eliminados de forma incorreta. Entre esses resíduos estão pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, telefones celulares, equipamentos eletroeletrônicos, pneus e medicamentos vencidos.

No próximo dia 9, especialistas estarão debatendo essa problemática no 1º Fórum de Resíduos Sólidos Especiais, que está sendo organizado pelos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju.

Entre os debatedores estarão o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Olivier Chagas e o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos. O evento será aberto às 19h, na sala 1S do IFS Campus Aracaju, e terá duração de duas horas.

O objetivo é discutir o cenário atual no município de Aracaju e no estado de Sergipe da gestão dos resíduos tecnológicos.  De acordo com a professora Kelma Vitorino, o fórum contribuirá para a implantação do sistema de logística reversa destes resíduos conforme previsto na Lei Federal 12.305/2010, possibilitando a análise da situação atual no país e sugestões de propostas.

O público-alvo são os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, professores e convidados dos segmentos envolvidos.

O fórum é uma atividade da disciplina de Tópicos Especiais em Saneamento, ministrada pela professora Kelma Nobre Vitorino, que trata do tema Resíduos Sólidos Especiais com o intuito de conhecer e discutir os aspectos legais e técnicos que norteiam a gestão e o gerenciamento destes resíduos no Brasil e em outros países.

Segundo Kelma, serão propostas alternativas de descarte e coleta de resíduos sólidos especiais nos municípios sergipanos considerando a necessidade da população descartar adequadamente resíduos especiais que não podem ser entregues à coleta pública domiciliar: eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus e medicamentos vencidos ou estragados.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *