Sexta tem Feira da Agricultura Familiar em Aracaju
13 de setembro de 2016
Leia o resumo dos jornais desta quarta
14 de setembro de 2016
Exibir tudo

Ambulatório de “Pé Diabético” realiza ação preventiva

Uma ação que atende objetivamente a uma das premissas da gestão do Ipesaúde: fortalecer o acolhimento e o atendimento direto ao beneficiário. Esta é a perspectiva do ambulatório especializado em “pé diabético”, um serviço montado recentemente e que vem oferecendo cuidados específicos para prevenir e tratar lesões comuns aos portadores do diabetes, evitando as temidas amputações.

De acordo com a diretora do Centro de Promoção à Saúde (CPS) Luciano Barreto Júnior, que é a unidade especializada do Ipesaúde nessas abordagens, esta é mais uma realização incorporada ao conjunto de serviços e ações preventivas oferecidas aos servidores públicos que são beneficiários e seus dependentes.

“Por determinação do nosso presidente, Dr. Christian Oliveira, foi realizado um trabalho de reestruturação do nosso serviço de Endocrinologia com a incorporação de novos profissionais e a capacitação para as atividades específicas no trabalho preventivo. Nesse contexto surgiu o ambulatório de “pé diabético””, explica a diretora.

Triagem

De acordo com a enfermeira Hortência Gois Santos, uma das responsáveis pelo serviço, após a triagem inicial realizada nos pacientes que chegam ao serviço, se estes forem detectados com o diabetes, eles são logo encaminhados para um exame do pé. “Nós buscamos os sintomas das chamadas neuropatias diabéticas, a presença de lesões e a perda de sensibilidade na região dos pés, através de procedimentos específicos”, explica a enfermeira, ao demonstrar, com o uso de equipamentos, como é realizado o exame.

Após o exame do paciente, é verificada ou não a necessidade de encaminhamento para um cirurgião vascular, ou para uma podóloga, por exemplo. “Se encontrarmos calos, micoses, unhas encravadas, lesões, dentre outras características, realizamos a classificação por um índice que vai de 0 a 3, e daí realizamos o encaminhamento necessário para que este tratamento seja realizado o quanto antes, evitando o agravamento da situação”, detalha a enfermeira.

Segundo ela, essa ação, por si só, já representa uma grande evolução na abordagem dos pacientes que sofrem com algum tipo de lesão, evitando a sua evolução e as temidas amputações, que eram muito comuns tempos atrás. “É, essencialmente um trabalho preventivo. Essa é uma estrutura que atende a novos conceitos, evitando as lesões irreversíveis que ocasionam uma invalidez permanente e muito sofrimento para os pacientes e suas famílias. Além disso, a difusão de informações que realizamos aqui também beneficia toda a família”, contextualiza.

Cuidados

“Sou diabética há dois anos e, no começo, não consegui controlar corretamente pois não seguia as recomendações de alimentação. Já comecei a sentir alguns dos sintomas e vim logo para fazer o exame dos meus pés”, relata a servidora da Secretaria de Estado da Educação, Valdelica Nascimento, umas das beneficiárias atendidas. “O bom, é que encontramos num só lugar o atendimento necessário dos médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros que nos dão todo o suporte para o tratamento”, ressalta a servidora, evidenciando os serviços oferecidos no CPS.

O atendimento ambulatorial voltado ao “pé diabético” é realizado de segunda a quarta-feira, a partir das 13h. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no próprio CPS Luciano Barreto Júnior, à praça Almirante Tamandaré, 75, ou pelo telefone 3211-2571.

Fonte e foto: Ascom/Ipesaúde 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *