Aracaju tem ações para digitalizar a população
27 de março de 2018
Jackson Barreto tenta manter empregos na Mosaic
29 de março de 2018
Exibir tudo

ITPS fiscaliza ovos de páscoa e pescados em Sergipe

Mais de 1000 ovos de páscoa foram coletados para análise

Agentes fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Inmetro intensificaram as fiscalizações de ovos de páscoa e pescados em Sergipe. Mais de 1000 ovos de páscoa e aproximadamente 60 amostras de pescados foram coletados no comércio varejista e analisados no Laboratório de Pré-Embalados da instituição.

A operação Páscoa é composta de duas fases: a primeira envolve a coleta de produtos no comércio varejista e a segunda compreende a análise em laboratórios dos ovos de páscoa e pescados. “As operações ocorrem em períodos sazonais, quando acontece o aumento da venda de determinados produtos. No caso da Semana Santa, o foco é fiscalizar possíveis erros de fabricação e comercialização de ovos de páscoa e pescados”, explica Moater Paulon, gerente executivo de metrologia e qualidade industrial do ITPS.

Análises

Os ovos de páscoa passaram por uma perícia na qual os fiscais observam se o peso declarado na embalagem corresponde ao peso do chocolate, excluindo-se todas as embalagens (inclusive as internas) ou brindes. Os fiscais também verificaram a presença do selo de avaliação da conformidade (selo do Inmetro) dos brinquedos/brindes (que acompanham os chocolates) e examinaram as características construtivas (parte cortantes e pontas perfurantes). No caso de pescados congelados, os fiscais observaram se o peso correspondia apenas à sua massa, desconsiderando as peças de gelo e embalagem.

Resultados

Os ovos de páscoa e pescados coletados pelos agentes fiscais do ITPS estavam regulares. “Isso é reflexo de um trabalho que vem sendo feito há 20 anos pelo Inmetro em Sergipe. Com as ações de conscientização e fiscalização, os comerciantes buscam trabalhar com produtos em conformidade com a lei”, comenta Moater Paulon.

Após análise em laboratório, os produtos coletados pelo ITPS e apropriados para consumo, são encaminhados para doação à entidades carentes previamente cadastradas junto ao ITPS

Dúvidas e denúncias

Em caso de dúvidas e denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3170 8055 e do email ouvidoria@itps.se.gov.br. Também é possível se dirigir à sede do ITPS, que fica na rua Campo do Brito, nº 371, bairro 13 de Julho.

Texto e foto: Ascom/ITPS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *