Jackson recebe delegados e amplia diálogo com a categoria
16 de dezembro de 2015
Codise terá que pagar segunda parcela do 13º até domingo
16 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Ipesaúde prioriza atendimento

Mudança está sendo feita no SPA do Ipesaúde

Uma nova sistemática de atendimento que priorizará os casos mais graves e com riscos à vida do paciente. Esta é a perspectiva que se apresenta no Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde (SPA), com a adoção do sistema de classificação de risco que, obedecendo a protocolos de referência internacionais, buscará dar uma atendimento em menor tempo aos casos de maior gravidade.

De acordo com o diretor técnico do SPA, o médico Wagner Andrade, com essa nova metodologia, o serviço dinamizará o fluxo de atendimento, minimizando, inclusive, os potenciais riscos de morte em algumas ocorrências. “Com esse novo protocolo de atendimento, nós avançaremos e agilizaremos o atendimento, reduzindo o tempo para identificação e triagem das ocorrências que chegarem ao SPA”, explica o diretor.

O novo protocolo de atendimento a ser implantado é baseado no chamado “Critério de Manchester”, classifica por cores os níveis de gravidade dos respectivos atendimentos. O vermelho refere-se à emergência; o amarelo refere-se a atendimentos de urgência, o verde, que refere-se a atendimentos de pouca urgência; e a cor azul, que representa atendimentos não urgentes.

O processo de triagem, que antes era feito por um atendente, a partir dessa modificação, será realizado por um profissional de Enfermagem com a devida capacitação para atender aos requisitos desse novo protocolo, otimizando o fluxo e a identificação das necessidades emergenciais.

Estrutura Física

O diretor informou ainda que, além das medidas de capacitação de pessoal para implantação do novo sistema, serão providenciadas mudanças no espaço físico para comportar a nova sistemática. “Neste processo, nós já trabalhamos até com um novo projeto arquitetônico que privilegiará essa nova dinâmica. Nossa estimativa é de que até junho de 2016, a classificação de risco já esteja plenamente implantada no SPA, oferecendo, cada vez mais, um atendimento eficiente aos nossos beneficiários”, revela o diretor Wagner Andrade.

O SPA atende 24 horas, diariamente, ao lado do Hospital da Polícia Militar (HPM), situado à avenida Minas Gerais, 1100, bairro 18 do Forte.

Fonte e foto: Ascom/Ipesaúde

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *