Câmara quer ouvir Márcio sobre lambança carnavalesca
16 de janeiro de 2024
Depressão pós-parto combatida em maternidade de Aracaju
16 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Indefinidos sobre 2024, governista já falam em consenso para 2026

Por Adiberto de Souza *

Reunidos ontem para discutir as eleições deste ano em Aracaju, os governistas encerraram o encontro sem qualquer definição. É que tem pré-candidatos demais para apenas um cargo a ser disputado. Falou-se muito em unidade, porém ficou claro que esse consenso ainda é uma miragem, principalmente porque entre os líderes do PSD existem aqueles que não apoiam o pré-candidato Luiz Roberto (PDT) nem sob tortura. Pior é que o pedetista é o nome preferido do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), a quem caberá – segundo acordo fechado em 2022 – indicar o postulante à Prefeitura da capital. Mesmo sem enxergar a tão desejada unidade para o pleito deste ano, teve participante da reunião que pediu juízo aos aliados para que todos permaneçam na mesma canoa até 2026. Será difícil manter a unidade agora e preservá-la pelos próximos anos. Não será nada fácil, por exemplo, convencer alguns governistas, que deitam e levantam sonhando em administrar Sergipe a partir de 2027, a apoiarem a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). Diante da visível falta de unidade para as eleições deste ano, não é exagero comparar os governistas a uma corda de caranguejos que, ao ser desatada, esparrama crustáceos pra todos os lados. Home vôte!

Na mira da Câmara

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados vai enviar ofício ao ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo (PT), para que ele esclareça a lambança dos assessores no Pré-Caju 2023. O trio teve passagens e diárias pagas pelo governo federal. “Vamos apurar por que o ministro se fez acompanhar de três assessores custeados com dinheiro do contribuinte”, disse à CNN a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). Pelo visto, o inferno astral de Márcio Macêdo vai continuar por mais algum tempo. Misericórdia!

Tábua de pirulito

Alguém precisa dizer ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que antes de pensar em duplicar a BR-235, entre Aracaju e Itabaiana, é preciso recapear o trecho desta mesma rodovia ligando Itabaiana e Carira. Em alguns pontos, a estrada tem mais buraco do que uma tábua de pirulito. Aliás, se nada for feito antes da chegada do período chuvoso, a via ficará intransitável. Será que a classe política sergipana desconhece esse problema ou não denuncia com medo de contrariar Renanzinho? Marminino!

Armados de microfones

Com raras exceções, o rádio sergipano se transformou num palanque eletrônico, onde predominam a demagogia e o baixo nível. Diariamente, radialistas metidos a políticos, a cabos eleitorais, puxa-sacos e pistoleiros nada intelectuais abrem o bocão para defender seus interesses pessoais ou de quem os paga. Desnecessário dizer que neste ringue radiofônico os ditos comunicadores confundem os ouvidos da população com penicos. Felizmente, os sergipanos aprenderam a identificar o verdadeiro radialista, que usa o microfone para prestar serviços e fazer entrevistas esclarecedoras. Creudeuspai!

Trocou de casaca

A delegada de polícia Danielle Garcia acaba de trocar o Podemos pelo MDB do senador e também delegado Alessandro Vieira, de olhar fixo nas eleições para a Prefeitura de Aracaju. A diferença é que agora a fidalga é governista de quatro costados. Em 2020, com um forte discurso de oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), Danielle passou para o 2º turno, obtendo o apoio de 42,14% dos eleitores, enquanto o pedetista foi reeleito com 57,86% dos votos. Resta saber se agora, acomodada no bem bom do governo, a policial repetirá a façanha. Aguardemos, portanto!

Fique ligado

Candidatos a vereador ou prefeito nas eleições deste ano precisam estar filiados a um partido político e com domicílio eleitoral estabelecido até o dia 6 de abril. De acordo com o TSE, estes são alguns dos requisitos previstos na Constituição Federal para que a pessoa seja elegível. Além disso, como condição para ser eleito, o candidato deve ter o pleno exercício dos direitos políticos, a idade mínima de 21 anos para se candidatar a prefeito ou a vice-prefeito, e a idade mínima de 18 anos para disputar uma cadeira de vereador. Então, tá!

Circo sem pão

O governo de Sergipe prometeu pão e está entregando circo. Desde junho do ano passado, milhares de miseráveis aguardam famintos o prometido “Prato do Povo”, programa que já deveria estar fornecendo 75 mil refeições mensais em 21 municípios. Em vez disso, a gestão Mitidieri tem promovido festas a torto e a direito, a exemplo do badalado Verão Sergipe, realizado em Itaporanga e que vai acontecer em Canindé, Estância, Pirambu e Pacatuba. Naturalmente, só participa da animada folia quem não depende do ainda vazio prato do povo. Só Jesus na causa!

Vigarice eleitoral

É forte o movimento de vários setores da sociedade contra os ladrões de consciência, aqueles políticos que enxergam o eleitor como gado preso no curral e pronto para ser vendido. Aliás, as campanhas eleitorais têm servido para lavar dinheiro, com muitos candidatos comprando votos como se estivessem adquirindo bois. É papel de todo cidadão ajudar a inibir as ações dos maus políticos. Portanto, ao povo cabe denunciar os vigaristas eleitorais, pois vender o voto é perder a cidadania. Danôsse!

Esquerda desarrumada

A esquerda sergipana anda pra lá de desarrumada. Pouco se fala sobre as articulações dos partidos mais radicais em torno das eleições deste ano no estado. Registre-se que o PSOL tem discutido sobre a sucessão em Aracaju, porém deixa claro que está dividido entre os nomes da deputada estadual Linda Brasil e da advogada Niully Campos. Em 2022, a causídica disputou o governo de Sergipe e obteve minguados 4,93% dos votos. Já o PSTU concorreu ao mesmo pleito com Elinos Sabino, que nem conseguiu 1% dos votos válidos. Tomara que a esquerda tem mais sorte nas eleições deste ano. Cruzes!

Sob nova direção

A delegada Renata Aboim é a nova presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe (Adepol/SE). A ilustre e os demais diretores da entidade foram empossados, ontem, devendo posteriormente acontecer a posse festiva. “Cientes dos desafios enfrentados pelos delegados de polícia, estamos empenhados em buscar soluções que não apenas melhorem as condições de trabalho, mas também promovam a valorização merecida pela crucial função desempenhada por esses profissionais.”, afirmou a nova dirigente da entidade de classe. Ah, bom!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 20 de janeiro de 1907.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *