Especial de Natal da Catedral Metropolitana de Aracaju
24 de dezembro de 2015
Foi-se o tempo em que peru morria de véspera
24 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Hoje é dia de Amigo Secreto

O ritual de amigo oculto se popularizou no ano de 1929, o ano da “Crise de 29”

A Véspera de Natal é a data mais esperada no final do ano, principalmente pelas crianças, pois é marcada pela distribuição de presentes e lembrancinhas. Você sabe a origem de se presentear ou oferecer lembrancinhas de Natal?

No Brasil também temos a tradição do amigo oculto (amigo secreto) na véspera de Natal, geralmente são amigos de trabalhos ou familiares se reúnem para realizar trocar presentes.

O ritual de amigo oculto se popularizou no ano de 1929, o ano da “Crise de 29”, também conhecida como “A quebra da Bolsa de Nova York”. Devido à falta de dinheiro na crise, a troca de presente por meio de amigo oculto foi a forma encontrada para que todos pudessem receber um presente de Natal.

Em outros países o amigo secreto faz referência a data natalina, como nos Estados Unidos onde é chamado de “Secret Santa” fazendo referência a “Santa Claus” o nosso Papai Noel e não “secret friend” como alguns acham devido a tradução literal, na Irlanda, partes da Austrália e Canadá de Chris Kindle e Kris Kringle, ambos de origem alemã da palavra Christkindl, que significa “Menino Jesus”. Alemanha, Suíça e Áustria a tradição também é conhecida como Wichteln ou Engerl und Bengerl.

Variações da brincadeira

Amigo chocolate ou Amigolate

A ideia do Amigo chocolate ou Amigolate é a mesma do amigo secreto, no entanto o presente é um chocolate, geralmente é uma barra de chocolate, ovo da pascoa ou caixa de bombom é muito comum no Brasil no período de Páscoa.

Amigo da onça ou inimigo

O “Amigo da onça” ou “Inimigo Oculto” é geralmente é praticado por colegas de trabalho. Brinca-se com a pessoa que foi sorteada oferecendo a ela algo um presente que ela não goste ou sem nenhuma utilidade para o sorteado.

Amigo Caneca

Outra variação de amigo secreto é o “amigo caneca”, comum ser realizado no começo do ano, a diferença é que cada um dos participantes oferece uma caneca que combine e lembre a pessoa que foi sorteada.

Amigo secreto chinês ou Amigo Secreto “Elefante Branco”

Nesta variação de amigo secreto o mistério é o presente, é determinado um valor máximo e mínimo e em alguns casos é determinado uma categoria de presente, como por exemplo livros.

Cada pessoa recebe um número, se for 20 participantes serão distribuídos números de 1 à 20, quem pegar o número mais baixo, pega o qualquer presente da mesa, o segundo pega um presente da mesa ou “rouba”  o presente do primeiro, neste caso o primeiro escolhe outro presente da mesa, os demais podem pegar um presente da mesa ou roubar um dos presentes já escolhidos. O Último, geralmente pega o melhor presente, mas a graça da brincadeira é ver a reação dos seus amigos pegarem presentes legais e não ficarem com ele (maldade, né?).

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *