Câmara de Aracaju vota hoje reajuste da passagem
21 de dezembro de 2015
Câmara de Aracaju aprova reajuste da passagem
21 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Governo lança matrícula online e programa de alfabetização

Matrícula online e programa educacional vão ser lançados em Palácio

O governador Jackson Barreto (PMDB) convida a imprensa para o lançamento dos portais Escola Educa Mais, Matrícula Online e o Programa Sergipe Ama (Sergipe Alfabetiza Mais). As ferramentas digitais objetivam a melhoria da educação por meio do uso de tecnologia. A solenidade ocorre nesta terça-feira (22), no Palácio de Veraneio, às 16 horas.

A matrícula online é uma ação pioneira que vai facilitar o processo de matrícula tanto para os alunos, quanto para a direção das escolas. A partir de 2016, a matrícula nas 354 unidades de ensino da rede estadual será realizada através da internet. Dessa forma, evitam-se as longas filas que se formavam em frente aos maiores colégios estaduais, oferecendo mais comodidade para pais, alunos e coordenação pedagógica.

Todo o sistema foi desenvolvido por técnicos da Coordenadoria de Informática da Secretaria de Educação do Estado (Seed). O serviço está em teste desde outubro e os servidores lotados nas secretarias escolares receberam um treinamento de qualificação para operacionalizarem o serviço no Portal.

Portal Escola Educa Mais

O Portal Escola Educa Mais faz parte de um projeto em parceria com a Escola Digital e consiste em uma plataforma gratuita e aberta, de iniciativa do Instituto Natura, da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Inspirare. A plataforma apoia a personalização e melhoria da qualidade da educação, por meio do uso de tecnologias educacionais inovadoras, disponibilizando vídeos, infográficos, mapas, simuladores, animações e outros recursos de todas as disciplinas da Educação Básica, do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Secretaria Estadual de Educação poderá, por meio do Portal Escola Educa Mais, personalizar a identidade visual e o banco de Objetos Digitais de Aprendizagem disponíveis, ampliando a relação de cada link com o próprio currículo escolar. Para que professores, gestores, técnicos da secretaria de educação e alunos possam aprimorar a utilização da plataforma, são disponibilizados também materiais de apoio (vídeos, textos e imagens), além de estarem previstos cursos à distância para formação continuada.

Sergipe Alfabetiza Mais

O Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA) visa a atender ao compromisso do Governo do Estado de Sergipe em alfabetizar e dar condições de continuidade de estudos aos jovens adultos e idosos, promovendo uma educação de qualidade social e reduzindo o índice de analfabetismo em Sergipe. A ação é articulada e intersetorial entre a União, as Secretarias de Estado e/ou órgãos da Administração direta e indireta, municípios e sociedade civil organizada.

O AMA contará com a cooperação entre a Seed e as Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Humano (Seidh), Agricultura (Seagri), Saúde, Detran e Secretarias Municipais de Assistência e Saúde.

Composto por seis eixos (Gestão Político – Administrativa; Gestão Pedagógica; Formação Iniciada e continuada para Alfabetizadores e Coordenadores de Turma; Materiais Didáticos; Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem; Avaliação e Monitoramento do Programa), o AMA contará com cursos modulares, com duração de oito meses, com carga horária semanal de 10 horas, totalizando 320 horas de atividades.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *