Jackson quer garantir investimentos da Petrobras
3 de agosto de 2015
Governo lança campanha “Motociclista Vivo”
3 de agosto de 2015
Exibir tudo

Sergipe prepara-se para receber a tocha olímpica

Sergipe vai ser um dos primeiros estados a receber a tocha olímpica. Para planejar a passagem do símbolo dos jogos, o Governo convocou uma reunião nesta segunda-feira, no Palácio dos Despachos. De acordo com o vice-governador, Belivaldo Chagas (PSB), a passagem da tocha vai dar destaque a Sergipe e divulgar diversos destinos turísticos, assim como as manifestações culturais e artísticas do estado.

Ao todo, seis municípios sergipanos vão ser contemplados com a vinda do símbolo dos jogos. Aracaju, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, Glória e Propriá, assim como secretarias de Estado, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já começam a preparação. O vice-governador explicou que a escolha dos municípios foi feita exclusivamente pelo Governo Federal.

“Sergipe foi escolhido praticamente para dar início a esse evento extremamente importante. A informação é que a tocha deverá pernoitar no município de Aracaju. Este é o momento para a gente divulgar nossa cultura, nosso Estado, e de cada prefeito poder divulgar seu município”, comentou Belivaldo Chagas.

De acordo com a representante do escritório de Sergipe em Brasília, Conceição Vieira, o roteiro da tocha começa a partir de maio e se estende até agosto do próximo ano. “Foi importante e bom Aracaju ter sido escolhida para dar o pontapé. Se essa participação já foi importante mesmo sem o Brasil sediar as Olímpiadas, imagine sendo sede do maior evento mundial de esporte, lazer e demonstração do que existe de melhor em cada povo e cultura”, destacou.

Sobre a preparação para chegada da tocha, Belivaldo Chagas disse que recebeu orientação do governador Jackson Barreto para que secretarias e órgãos do Estado estejam à disposição dos seis municípios.

Para dar continuidade às discussões e iniciar a programação de Sergipe, vai acontecer um Seminário de Mobilização na próxima sexta-feira, no Palácio-Museu Olímpio Campos, visando discutir questões como logística, mobilização e preparação até o próximo ano. Na ocasião estarão presentes o Ministro do Turismo, o Secretário Executivo do Ministério de Esportes, representantes do Governo do Estado e municípios.

 Importância

Para o prefeito de Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, a vinda da tocha para Sergipe e a passagem por Glória é um momento histórico. “É um momento ímpar e único. Apenas 500 cidades, ou seja, menos de 10% das cidades brasileiras vão ter o privilégio de receber esse monumento. Glória vai poder divulgar seus artistas, sua cultura e folclore e o trabalhador do campo. Além disso, é uma injeção de ânimo para a população”, ressaltou.

Uma das representantes do Sertão sergipano, Canindé do São Francisco planeja executar uma grande festa esportiva no dia da passagem da tocha, segundo conta o prefeito Heleno Silva. “É um momento especial para Sergipe e também para o Sertão. Temos que aproveitar para divulgar nossas cidades e as potencialidades de cada uma”, concluiu.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *