Seleção de Handebol estreia hoje no Torneio Quatro Nações
27 de novembro de 2015
Detran divulga rotina de atendimento neste fim de ano
27 de novembro de 2015
Exibir tudo

GGCC, nove anos mediando conflitos

Somente este ano, o GGCC atuou em 28 mandados de reintegração de posse

O Grupo de Gestão de Crises e Conflitos da Polícia Militar (GGCC) completou nove anos de formação nesta sexta-feira (27). O Grupo tem atuado em todos os municípios sergipanos na mediação de conflitos agrários e urbanos. Atualmente, o GGCC é formado por cinco policiais militares com sede administrativa localizada no Quartel do Comando Geral, onde recebe as demandas processuais judiciais e se reúne com lideranças dos movimentos e partes envolvidas nos processos.

A atuação do GGCC dá-se através do acionamento da Justiça via mandado de reintegração de posse. A partir daí, o grupo inicia os primeiros contatos com os ocupantes da propriedade, buscando dialogar no sentido de explicar o trabalho da Polícia Militar e a modo de agir do grupo. Além disso, esse primeiro contato é uma forma de se fazer o reconhecimento de área, conhecer a realidade local, identificar o quantitativo de pessoas e traçar o perfil dos ocupantes.

O Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos é importante na gestão do conhecimento em reintegrações de posse urbanas e rurais nas quais a Polícia Militar do Estado de Sergipe é demandada a apoiar os oficiais de justiça na fase de execução. “Além de intermediar a negociação entre as partes na solução pacífica dos conflitos por terra e habitação, o GGCC assessora os comandos da PM no planejamento estratégico de tais ações”, destaca o capitão PM Marcos Rocha, coordenador do GGCC.

Segundo o militar, o GGCC age em conformidade com os princípios da dignidade da pessoa humana, legalidade, proporcionalidade, além das diretrizes da Ouvidoria Agrária Nacional sobre o cumprimento de mandados judiciais. “Todas as ações, desde o recebimento até o cumprimento voluntário ou compulsório, são cuidadosamente planejadas e executadas em sintonia com todo o ordenamento jurídico vigente, o que leva à minimização de prejuízos a todos os envolvidos”, comenta Soldado PM Anderson Santana, integrante do GGCC.

Atuação em 2015

Somente este ano, o GGCC atuou em 28 mandados de reintegração de posse, alcançando juntos aos ocupantes a saída voluntária de seis das demandas processuais recebidas, sendo essas desocupações ocorridas no municípios de Capela, Pirambu, Carira, Gararu, Canindé e povoado Aningas, em São Cristóvão. Dentre esse total, algumas ainda encontram-se em fase de negociação e planejamento estratégico. A PM também realizou este ano operações para cumprimento de mandado de reintegração de posse, cumpridas pacificamente, a exemplo, de Estância, Pedra Mole, Macambira, Cumbe, Hotel Aperipê e Casarão do Parque, em Aracaju.

Fonte e foto: Assessoria GGCC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *