Henágio é sepultado no Cemitério São João Batista
27 de outubro de 2015
Polícia Ambiental empreende pássaros em Aracaju
27 de outubro de 2015
Exibir tudo

Filhote de tubarão nasce em cativeiro no Tamar

O filhote tem cerca de 12 centímetros de comprimento

A fêmea do tubarão-pintado (Scyliorhinus sp), que vive no Submarino Amarelo (espaço que mantém animais de profundidade vivos em aquários) acaba de ter seu primeiro filhotinho. O pequeno tubarão, com cerca de 12 centímetros de comprimento, sai de ovinho no dia 21 de outubro. Há mais de um ano a fêmea é mantida, juntamente com um macho da mesma espécie, em condições semelhantes ao ambiente natural – no escuro, a uma temperatura média de 15°C. Os ovos estão sendo mantidos em outro aquário, separados da mãe e do pai, mas junto ao filhotinho de três dias.

No Submarino de Aracaju, já foram depositados mais de 12 ovos, mas nem todos nascem, assim como as tartarugas marinhas, há ovos que não eclodem. A cápsula do ovo tem alguma transparência. Então, com a luz certa, é possível acompanhar todo o desenvolvimento do embrião, desde a postura até o nascimento. A equipe do Tamar acompanha o crescimento dos filhotinhos diariamente, para conhecer os hábitos dessa nova espécie.

O tubarão-pintado vive em profundidades até 450m, próximo ao fundo e cresce até cerca de 60cm. É uma espécie sedentária que se movimenta mais na hora de se alimentar (preferencialmente de lulas), muito semelhante ao tubarão-lixa. São ovíparos e depositam seus ovos em cápsulas mais ou menos retangulares de 6cm de largura por 3cm de altura, sobre os corais e a vegetação do fundo. A fêmea costuma depositar dois ovos de cada vez, com tempo de eclosão em torno de 8 a 10 meses. Os filhotes nascem iguais aos pais, mas com 12cm de comprimento.

Tubarão-pintado

Alguns exemplares de animais do Submarino Amarelo (um recinto especial que abriga outros animais interessantes e importantes para o equilíbrio marinho) vieram em armadilhas usadas no estudo dos anzóis circulares, que protegem as tartarugas marinhas de uma de suas maiores ameaças, a pesca. Dentre as espécies capturadas está o tubarão-pintado, moreia timbalada e outros, vivendo em aquários que simulam o ambiente natural de bichos encontrados além dos 200m de profundidade e com a água em temperatura a 16 graus Celsius. Esses animais estão a encantar crianças e adultos. Venha conhecer!

Fonte e foto: Projeto Tamar

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *