Acordo com SPU permite a Prefeitura construir casas
13 de junho de 2022
Juiz nega prisão de policiais acusados pela morte de Genivaldo
13 de junho de 2022
Exibir tudo

Fazenda Vidam Escurial vai promover festa de São João

A Fazenda Escurial reviverá os tempos áureos das festas juninas do Império brasileiro

Já imaginou ir a uma festa de São João que o transportasse no tempo e o levasse a reviver as festas juninas da época do Brasil Império? Essa viagem será possível graças à junção de história, cultura e muito forró, já com data e local para acontecer: dias 16 e 17 de junho, na Fazenda Vidam Escurial, localizada no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju.

O São João na Fazenda Vidam Escurial está sendo realizado pelo Grupo Vidam e terá como atrações os cantores Bell Marques, Dorgival Dantas, Amorosa, Zezinho da Ema e as bandas Mastruz com Leite, Limão com Mel, Forró Brasil e Fogo na Saia. De acordo com o CEO do grupo, o professor José Wilson dos Santos, esse será mais um grande evento com a assinatura Vidam, que oferece à sociedade, festas com experiência.

“Nosso objetivo é proporcionar aos sergipanos e turistas, eventos suntuosos. E quando falamos em luxo não nos referimos a valores elevados, mas em oferecer experiência, algo do qual se lembrarão pela qualidade, bom gosto e requinte. Temos como propósito oferecer ao turista o que faz bem, sabendo que um bom turismo se faz com arte, cultura, gastronomia, música, esportes, história e muito conforto. Por isso, os nossos eventos são baseados nesses pilares”, salienta o professor José Wilson.

A Fazenda Escurial reviverá os tempos áureos das festas juninas do Império brasileiro. A todo momento, atores vestidos com trajes da época e encenando as principais personagens do período, a exemplo do Imperador Dom Pedro II, da Imperatriz Consorte Tereza Cristina e do então proprietário da fazenda, o Barão de Estância, interagirão com o público.

Resgate histórico

Para retratar os costumes do século XIX, um intenso trabalho de História e de Historiografia foram realizados. Haverá, ainda, apresentação de grupos folclóricos sergipanos e a queima do tradicional barco de fogo, do município de Estância. “Temos a certeza de que, a exemplo do que aconteceu com o Réveillon Vidam na Ilha do Sol, o São João na Fazenda também será incluído no calendário de festas de Sergipe, ajudando a trazer ainda mais turistas para o estado no mês de junho”, comenta o professor José Wilson.

Gastronomia

Boa experiência é também composta por uma gastronomia de primeira qualidade. E uma das preocupações da organização do evento é oferecer ao público acesso ao que há de melhor e mais saboroso no estado. Por isso, uma praça de alimentação com 600 metros quadrados de área será montada e oferecerá, além das tradicionais comidas juninas, o serviço de restaurantes e lanchonetes de renome no estado, a exemplo da churrascaria Fuego, do Seo Jacó food truck, da pizzaria Leccapiatti e do Frutos de Goiás Sorvetes.

Embora esteja a menos de 25 quilômetros de Aracaju, o Vidam promoverá o traslado daqueles que optarem por não dirigir até São Cristóvão. O ônibus sairá do Shopping Riomar, no bairro Coroa do Meio. O valor desse serviço não está incluso no ingresso, exceto para os que adquiriram a área Diamante. Para quem for à festa de veículo próprio, terá à disposição amplo estacionamento.

Arena Vidam Off-road

E para os amantes de esporte, a Fazenda Vidam Escurial será o cenário, de 16 a 18 de junho, do Arena Vidam Off-Road. O evento está sendo realizado em parceria com o Serjeep Off Road e terá cerca de 150 participantes dos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e do Rio de Janeiro.

No dia 16 acontecerão o Circuito Rally Prime Baja de Velocidade (corrida de UTVs e Jipes em pista de velocidade, cujo resultado será computado para o circuito Nordeste da modalidade) e a trilha de lama. No dia 17, das 10h às 16h, será a vez do circuito Indoor “Barbeirinho Piolho”, uma corrida de jipes em pista de dificuldade. Apenas esse circuito poderá ter público assistindo a competição. No dia 18, haverá trilha passeio, saindo às 9h do Vidam Hotel, com destino ao litoral sul de Sergipe.

Onde adquirir ingressos?

Os ingressos para o São João na Fazenda Vidam Escurial estão sendo vendidos no Vidam Hotel Aracaju, localizado na Orla de Atalaia; nas lojas EFS (nos Shoppings Riomar e Jardins); nas farmácias Edson da Avenida Hermes Fontes; nas Lojas Brício, nos municípios de Lagarto, Itabaiana e Simão Dias; e na Usina do Som, também em Itabaiana. Os ingressos podem ser adquiridos, ainda, pelo site www.guicheweb.com.br

Sobre a Fazenda Escurial

Construída em 1830, a Fazenda Escurial, onde funcionou um engenho, era de propriedade de Antônio Dias Coelho e Melo, o Barão de Estância. Político influente, esteve à frente do Partido Liberal, tendo sido juiz de paz, vereador, deputado e senador do Brasil Império no período de 1885 a 1889. Em 1860, o imperador Dom Pedro II esteve hospedado na Escurial, de onde teria feito alguns despachos. A fazenda foi cenário, ainda, do casamento da filha do Barão de Estância com o filho de Gonçalo Accioli de Faro Rollemberg, o Barão de Japaratuba.

O Barão de Estância faleceu em 1904, aos 81 anos de idade. A propriedade ficou com a família por seis gerações e, em 2020, foi comprada pelo professor José Wilson dos Santos. Por guardar a arquitetura, mobiliário e objetos da época do Brasil Império, a ideia é transformar a Escurial em museu e ponto de atração turística do estado.

Fonte e foto: Ascom/Vidam

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *