Rogério critica cortes de verbas na educação
11 de fevereiro de 2020
Aena assume aeroporto de Aracaju dia 20
11 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Exposição presta homenagem à cordelista Alda Cruz

Alda Cruz ainda produz literatura de cordel

Repleta de cordéis, fotos e lembranças de Alda Cruz, a Casa do Folclore recebe a exposição “Alda Cruz, uma história em cordel!”. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), a mostra  fica disponível até o dia 1º de março de 2020. A escritora e cordelista, Alda Cruz é a homenageada da edição 2020 do Carnaval dos Carnavais, que tem como tema “Folia no Cordel”. De acordo com a assessora técnica da Fundact, Elma Santos, os homenageados são escolhidos são pessoas de grande importância para a cidade.

“Dona Alda no ano passado completou 90 anos, uma idade muito representativa. Uma mulher ativa, empoderada e que ainda produz literatura de cordel. É uma personagem muito importante para a cultura de São Cristóvão. Embora não seja uma sancristovense de nascimento, é de coração.” destacou. A exposição é composta por suas obras, fotografias e peças pessoais. “Me sinto muito lisonjeada, satisfeita com essa homenagem. Agradeço a prefeitura e ao povo de São Cristóvão que me recebeu tão bem desde quando iniciei meus trabalhos na cidade. Estou muito feliz com tudo isso e aguardo todos para dar um abraço no carnaval.”,  afirmou a escritora Alda Cruz.

Biografia

Filha de Octávio Francisco dos Santos e Maria Olinda Santos, Alda Santos Cruz (Alda Francisca Santos), nasceu em 15 de novembro de 1929, em Aracaju, Sergipe. Foi professora na cidade de Pedrinhas que, àquela época, era município de Arauá. Fez o concurso para escriturário do Instituto de aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI), atuando na cidade de São Cristóvão de 1955 até 1961, quando foi transferida para Aracaju.

Formou-se em Pedagogia em 1975; também fez o curso de Letras Vernáculas – Português, terminando em 1980. Hoje faz parte Academia Sancristovense de letras e artes, ocupando a cadeira de número 07, da Academia de Letras do Brasil (ALB) seccional Limeira, ocupando a cadeira de número 165, Academia Sergipana de Cordel, Comendadora da Casa Real Della Rosa.

Em 2005 recebeu o título de Cidadã Sancristovense. Recebeu no ano de 2019, a Comenda de Mérito Cultural do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Casou-se em 1955, tem cinco filhos, 17 netos e 17 bisnetos.

Carnaval dos carnavais

Além de ser destaque como tema do Carnaval, a cordelista também ganhará seu próprio bloco, que desfilará pelas ruas do Centro Histórico às 15h do dia 23 de fevereiro.

 Fonte e foto: Secom/SC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *