Prêmio MPE Brasil está com inscrições abertas
12 de junho de 2015
Samu dinamiza plano de contingência para o ciclo junino
12 de junho de 2015
Exibir tudo

Estância: do rastro de fogo ao batuque das pisadas

Barco de fogo é a grande atração da festa junina de Estância

Um rastro de fogo rasga a escuridão, enquanto tamancos estalam no chão e faíscas duelam no salão. Assim é Estância, no mês de um dos festejos mais esperados do ano, o São João. Com uma cidade cenográfica montada em praça pública, bandeirolas coloridas que contrastam com o azul do céu, e barracões de produção de buscapés e espadas, o município berço da cultura sergipana segue com sua tradição.

No mês de junho é quando acontece a comemoração da festa caipira, porém, para que tudo saia como manda o figurino, os moradores de Estância começam a preparação muito antes. A cidade vira polo de produção de artefatos de pólvora, vestidos juninos, licores, comidas típicas, e a economia também se movimenta em torno das apresentações de shows musicais.

Quem chega a Estância vê guerras e armas de fogo, mas não dessas que marcam as histórias de conflitos mundiais. No município do sul sergipano tudo não passa de uma brincadeira, na qual, munidos de buscapés e espadas, homens e mulheres saem às ruas para duelar e soltar no ar os artefatos que riscam com faíscas o território do interior.

Na arena de competições, barcos de fogo saem em uma corrida esfuziante. Enfeitados com mini bandeirolas e papel laminado, eles são impulsionados pelas explosões da pólvora concentrada em espadas, estrategicamente colocadas nas extremidades dos barcos.

Em outro ponto da cidade, em resposta ao batuque dos tambores, soam as pisadas dos tamancos. A Batucada segue com o balançar dos vestidos e o cantar dos repentistas, que entoam versos da cultura popular.

A alegria dos quadrilheiros também marca ponto no São João estanciano. Vestidos com babados, chapéus caipiras e chinelos de couro, chamados priquitinhas, são as vestes oficiais. Com passos bem ensaiados, bailarinos seguem dançando em pares e em ritmo animado. Anarriê e alavantu são as palavras de ordem do marcador, que comanda a moçada.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *