Estância: do rastro de fogo ao batuque das pisadas
12 de junho de 2015
Cresce roubo de identidades para fraude no comércio
12 de junho de 2015
Exibir tudo

Samu dinamiza plano de contingência para o ciclo junino

Pessoal e veículos do Samu prontos para os festejos juninos em Sergipe

Ações integradas, previstas num plano de contingência, estarão sendo realizadas até o dia 29 de junho pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e entidades parceiras, em resposta às emergências de saúde pública surgidas durante grandes eventos juninos. Tais ações serão dinamizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), sendo este o órgão gerenciador do Serviço.

De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça, a atuação das equipes assistenciais implica em oferecer ao grande público que marcará presença nesses eventos a garantia de atendimento em situações de emergências clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas e por causas externas.

“Disponibilizaremos uma equipe de resposta rápida formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículo de urgência, gestores da SES/FHS e demais órgãos institucionais que atuam direta e indiretamente na organização, preparação e resposta do São João em Sergipe. O objetivo é acompanhar em tempo real tal resposta, coordenada das portas de entrada da Rede Hospitalar e de Urgência, do Samu e de órgãos dos Governos Federal e Municipal também envolvidos, quando solicitados”, esclareceu Conceição.

Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, o planejamento, preparação e respostas às emergências de saúde pública, de importância estadual, servirão para evitar situações adversas que venham prejudicar a assistência qualificada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) durante os eventos de massa.

“Com um tempo resposta eficaz e de qualidade em situações de acidentes com múltiplas vítimas, evitaremos a superlotação das unidades de urgência e fragilidades nas remoções. Além disso, teremos acesso mais imediato às notificações de casos de desastres, traumas ou surtos epidêmicos e ainda trabalharemos pela diminuição de casos de mortes evitáveis, sequelas e do número da morbi-mortalidade nas diversas situações que poderão ocorrer nos eventos”, acrescentou Conceição Mendonça.

 

Estratégias

Inúmeras estratégias serão utilizadas para garantir o pleno êxito na execução do plano de contingência. Será instituída uma sala de situação para monitoramento e resposta dos eventos de massa que ocorrerão em Sergipe. As equipes de resposta rápida, por sua vez, ficarão de plantão para atendimentos nas ruas, arraiais, avenidas, rodovias municipais, estaduais e federais, primando pela diminuição do tempo resposta e pela garantia de acesso na Rede Hospitalar e de Urgência de Sergipe.

“Também serão monitorados os números de Unidades de Suporte Avançado [USAs] e de Suporte Básico [USBs] em operação no estado, assim como reserva técnica e funcionamento do veículo de intervenção rápida que dispõe o Samu, com logística necessária para acidentes com múltiplas vítimas. Uma atenção especial será dada às escalas dos profissionais do Samu e das portas de entrada das urgências para apoio na convocação de prováveis substitutos que comporão as equipes de sobreaviso”, concluiu a superintendente do Samu 192 Sergipe.

Entre as instituições parceiras da SES e FHS no plano de contingência para o ciclo junino, estão a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros (Cobom), Polícia Civil, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *