Confiança e América disputam vaga na Série C
21 de setembro de 2015
Redução de imposto vai atrair novos voos para Aracaju
21 de setembro de 2015
Exibir tudo

Equipe da Rede Petro Amapá conhece projeto em Sergipe

Visitantes assistiram palestra sobre Projeto Petróleo e Gás

Uma missão técnica formada por 13 representantes de nove instituições que fazem parte da Rede Petro Amapá visitou Sergipe. O objetivo foi conhecer a Rede Petro Sergipe e como funciona o Projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pelo SEBRAE e Petrobras. Além de Aracaju, os integrantes da missão também foram a Carmópolis, cidade que faz parte dos municípios petrolíferos do Estado.

Segundo Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, além da reunião de boas vindas na Sede do SEBRAE, os técnicos do Amapá também participaram de reunião na Federação das Indústrias com empresários da Rede Petro Sergipe, realizaram visitas as instituições de fomento, universidades e empresas ligadas Rede Petro sergipana. O Grupo também foi  a Carmópolis conhecer as ações que estão sendo realizadas por meio do Projeto de Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos de Sergipe, ação do SEBRAE e Petrobras, apoio Prefeituras locais.

“Mostramos como funciona o Projeto Petróleo e Gás em Sergipe, a importância da parceria entre as Instituições de fomento, meio acadêmico e iniciativa privada. Estamos visitando algumas empresas que são destaque na Rede pelo nível de maturidade que chegaram, com gestão integrada e inovação, inclusive atuando no mercado internacional”, explica Emanoel Sobral.

Para João Carlos Alvarenga, diretor superintendente do SEBRAE Amapá, que participa da missão, é importante que o Estado esteja preparado para uma possível demanda que venha surgir com a produção de petróleo. “No momento o Amapá está numa fase exploratória, analisando se existe petróleo suficiente que justifique a exploração. Por outro lado é importante que o Estado esteja preparado para essa demanda caso a exploração venha a acontecer. Estamos aproveitando tudo que está acontecendo de positivo nas Redes Petro, aqui em Sergipe, na Bahia, no Rio de Janeiro, todas as fases de trabalho, organização, participação das empresas, capacitação, o objetivo é buscar essas boas práticas para que a gente possa aplicar no Amapá”, diz o Superintendente.

 Rede Petro Amapá

Segundo Lindeti Ferreira, analista do SEBRAE Amapá, trata-se de um projeto de conhecimento, buscando informações e conhecendo como funciona as Redes Petro que têm se destacado no Brasil. A proposta é que o Estado esteja preparado quando a produção começar de fato por volta do segundo semestre de 2017.

“A missão é formada por técnicos do SEBRAE e de representantes de outras Instituições do Estado, como a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo a Pesquisa, Prefeitura do Oiapoque, Docas do Porto de Santana, Instituto Federal, SENAI, Universidade Federal do Amapá. Todos juntos, somando esforços para conhecer as experiências exitosas das Redes Petro no Brasil, como a de Sergipe que se tornou referência nacional”, explica Lindeti Ferreira gestora do projeto.

Os técnicos do Amapá foram ciceroneados pela analista do SEBRAE Sergipe, Ana Nunes, gestora do projeto petróleo e gás, fruto de uma parceria entre o SEBRAE e Petrobras. “É uma satisfação receber a comitiva do Amapá, mostramos o que temos de melhor, a união entre as empresas que fazem parte da Rede Petro Sergipe e a cooperação entre as Instituições de Fomento e Acadêmicas que temos no Estado”, explica Ana Nunes.

Fonte e foto: Sebrae Sergipe

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *