Equipe da Rede Petro Amapá conhece projeto em Sergipe
21 de setembro de 2015
Cheques sem fundo batem recorde
21 de setembro de 2015
Exibir tudo

Redução de imposto vai atrair novos voos para Aracaju

Avianca já informou que colocará novos voos para Aracaju

A decisão do Governo de Sergipe em promover a redução da alíquota incidente sobre o querosene de aviação (QAV) para a atração de novos voos, principalmente, dos principais pólos emissores de turistas, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, começa a apresentar seus primeiros resultados positivos. Na última semana, a Avianca encaminhou documento ao Governo do Estado propondo acordo para a implantação de novos voos entre Aracaju e São Paulo, totalizando sete frequências semanais.

A redução das alíquotas determinada pelo Governo de Sergipe, após estudos conjuntos da Secretaria do Turismo e do Esporte (Setesp) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz), varia entre 17% e 12%, em três níveis percentuais, de acordo com o atendimento de alguns parâmetros como o aumento do número de voos e do abastecimento de combustível pelas aeronaves no aeroporto de Aracaju. Essa medida beneficia o turismo sergipano de forma geral, pois abre possibilidades para que haja uma redução dos valores dos bilhetes aéreos de e para Aracaju e conseqüente melhoria da malha aérea.

No documento enviado à Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, a Avianca comunica que já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização de nova rota doméstica de transporte de passageiros entre os estados de São Paulo e Sergipe e a liberação de sete freqüências semanais, ou seja, de domingo a domingo, entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Santa Maria (AJU).  Vão ser dois voos diários (Oceanair 6130 e Oceanair 6131), ligando Guarulhos a Aracaju e Aracaju a Guarulhos, respectivamente.

Os voos serão feitos com equipamento Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros, saindo de Guarulhos às 16h10 e chegando a Aracaju às 18h50. O retorno, no trecho Aracaju/Guarulhos prevê saída às 21h15 e chegada em Guarulhos às 00h05. Os dois novos voos que totalizam sete freqüências semanais entre São Paulo e Aracaju significam a chegada de 1.134 passageiros por semana e 4.536 por mês a Aracaju. Além da Avianca, o Governo do Estado, através da Setesp, está em negociação com outras companhias aéreas nacionais.

O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, esclarece que o aumento do número de freqüências e voos da Avianca é resultado do empenho do Governo do Estado, através da Setesp e da Sefaz, para fortalecer a economia do turismo em Sergipe. Segundo ele, a partir disso há o próximo passo que é “recuperar voos, aumentar a oferta e diminuir o valor médio dos tíquetes. São ações necessárias e imediatas para Sergipe”, acrescentando que “essa luta já começa a produzir resultado, com o interesse real das companhias aéreas em participar e contribuir efetivamente para o processo de adequação da malha aérea em Sergipe”.

Segundo ele, a redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) é uma tendência nacional e que vem sendo colocada em prática, também, pela maioria dos estados nordestinos, como uma ferramenta de atração de mais voos e, consequente, redução dos valores cobrados pelas passagens aéreas. “Passagens aéreas mais em conta são grande instrumento para a atração de turistas a Sergipe, garantindo mais empregos e geração de renda para a população sergipana”, disse o secretário Adilson Júnior.

Com o término da primeira parte de reforma e ampliação do aeroporto de Aracaju prevista para fevereiro de 2016 e que estão orçadas em R$ 64 milhões, com recursos advindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, Sergipe terá um dos aeroportos mais seguros do Brasil. Adilson Júnior lembra que “o aeroporto já tem hoje uma das melhores pistas de pouso e decolagem em operação no país e com essa redução da alíquota poderemos ter, a partir de agora, um novo momento para o turismo sergipano”, finalizou.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *