Será sábado, a feijoada do Ile Ase Opo Oxogunladê
25 de novembro de 2015
Leia o resumo dos jornais desta quinta
26 de novembro de 2015
Exibir tudo

Empresários recebem cartilha sobre prevenção de incêndio

A cartilha atende solicitação da classe empresarial

A classe empresarial que atua principalmente no Centro de Aracaju foi presenteada com a elaboração de uma Cartilha de Prevenção Contra Incêndio e Pânico em Estabelecimentos Comerciais. A entrega dos dez mil exemplares aconteceu na manhã dessa quarta feira (25), na sala de reunião do Conselho Deliberativo do SEBRAE.  A cartilha atende solicitação da classe empresarial, por meio da Câmara de  Dirigentes Lojistas de Aracaju e da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe.

O material foi produzido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania e o Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente coronel Isau Junior, do Corpo de Bombeiros, não é só uma característica de Aracaju, mas todo grande centro comercial tem problemas com incêndios. “O armazenamento indevido dos materiais junto com a fiação elétrica, principalmente as mais antigas, são os principais geradores de incêndio, inclusive o último foi por causa desse motivo. Nessa cartilha são passadas orientações de como usar os sistemas, quais são os mais eficientes, como se regularizar, para que os empreendedores possam trabalhar de uma forma mais segura e correta”, alerta.

A cartilha foi bem recebida pela classe empresarial e chega num momento certo, é o que afirma Breno Barreto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju. “Não podemos deixar de agradecer todo o apoio que o SEBRAE, Corpo de Bombeiros e Prefeitura deram, tirando do papel um sonho que os empresários tinham, que era a elaboração desse material impresso. O natal está chegando, geralmente é feito um uso excessivo da energia, muitas vezes utilizada de forma errada, sobrecarregando a rede elétrica. A cartilha veio para orientar os empresários e os empregados sobre como manusear de forma correta a rede elétrica e como acomodar corretamente as caixas, principalmente as dos materiais inflamáveis”, destaca.

Para o empresário Gilson Figueiredo, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, é fundamental aumentar a segurança das empresas, principalmente dos estabelecimentos localizados no centro comercial, muitos deles antigos. “O SEBRAE, dentro dos seus objetivos, apoiou essa iniciativa, pois acredita que a segurança é fundamental para o bom funcionamento dos pequenos negócios”, diz.

Conteúdo

A cartilha será utilizada para orientar a população, especialmente as empresas, sobre regularização de estabelecimento, medidas de prevenção contra incêndio e dicas sobre segurança. O material impresso pretende ainda, estimular praticas de segurança que minimizem propagação de fogo, riscos ao meio ambiente e que venham facilitar possíveis ações do socorro público. Além disso, estará contribuindo para  segurança das pessoas e do patrimônio das empresas.

Os tópicos apresentados na Cartilha são Como Regularizar seu Estabelecimento, Processo Completo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, Iluminação de Emergência, Controle de Material de Acabamento e Revestimento, Extintores de Incêndio, Sinalização de Emergência, Detecção, Alarmes de Incêndio, Hidrantes e Chuveiros Automáticos, além de Dicas de Prevenção.

Fonte e foto: Sebrae Sergipe

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *