O mês do desgosto
3 de agosto de 2015
Demissões na construção civil crescem em Sergipe
3 de agosto de 2015
Exibir tudo

Empreendedor faz duto que separa água do óleo

A empresa Texas Brasil desenvolveu um produto inovador para área petrolífera, que consegue separar a água e óleo do petróleo sem o uso de produtos químicos. O empreendedor e inventor Valdimer Oliveira Ramos desenvolveu o produto com recursos oriundos do edital do Programa de Apoio à Inovação nas Empresas Sergipanas (Inova-SE) desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Através do edital ofertado pela Fundação, as empresas recebem recursos de subvenção econômica para desenvolver produtos tecnológicos.

Valdimer lembra que o projeto surgiu durante uma conversa com uma professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que o desafiou a criar um equipamento que separasse a água do óleo. O empreendedor conta que trabalhou muitos anos na área petrolífera, em empresas terceirizadas, e nunca pensou em separar a água do óleo, pois sempre ouviu que era impossível. “Na hora que a professora me disse isso, já começou a ser gerado o projeto e quando recebi o incentivo da Fapitec/SE, através do Inova-SE, consegui concretizar o que estava imaginando”, diz.

A produção de petróleo é acompanhada por quantidades variáveis de água, gás e sedimentos na mistura, que devem ser removidos para o produto final esteja dentro dos parâmetros para envio às refinarias. Segundo Valdimer Oliveira, o equipamento desenvolvido por ele melhora a qualidade do petróleo, eliminando ou reduzindo a quantidade de água, sem o uso de substâncias químicas. O empreendedor assegura que não há, ainda, no mercado nenhum equipamento para separação de líquido/líquido durante etapa de transporte do duto separador.

O empreendedor explica que a estrutura tubular desenvolvida consegue processar uma média de 2.200 litros de óleo bruto por hora. “Imaginei um tubo de aço, criei mais outros tubos e fiz um sistema de tubulação. Com essa estrutura, fiz primeiros experimentos no laboratório e chegamos à 99,5% de pureza. Depois passamos  para  um protótipo maior de dois metros. Esse último projeto coloquei os canos em círculo para não ficar grande e difícil de transportar”, diz.

Resultados da tecnologia

Valdimer explica que, além da água, é possível tirar o sal do petróleo com a tecnologia desenvolvida. “Quando tira a água do petróleo, ela vem com muitos resíduos de óleo que é recuperado. Além da água, nós também conseguimos tirar o sal da água. Isso, até hoje, ninguém nunca conseguiu essa proeza, a não ser a Texas do Brasil. A ciência não explica, mas nós explicamos. Se tivesse a oportunidade, gostaria de mostrar para todas as universidades”, afirma.

“Gostaria muito que pudéssemos colocar esse produto no mercado, mas precisamos de um investidor. Já tenho uma boa ramificação na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá e na Rússia. Já têm muitas pessoas se movimentando, mas eu queria que esse equipamento saísse primeiro daqui, mas estou sentindo uma dificuldade muito grande e não temos recursos.”, finalizou.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *