Prefeitos contra fechamento de agências do Banese
14 de fevereiro de 2020
Justiça Eleitoral proíbe Gilmar trocar de partido
14 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Domingo tem a Festa das Caretas em Ribeirópolis

Todos os anos, a população vai para as ruas da cidade usando as divertidas caretas

O município sergipano de Ribeirópolis promove, no próximo domingo (16), a Festa das Caretas, um cortejo carnavalesco tradicional naquele município sergipano. A celebração, que acontece sempre uma semana antes do Carnaval, atrai um grande número de visitantes.

Nesta brincadeira, homens, mulheres, idosos e crianças saem pelas ruas da cidade, logo ao raiar do dia, usando máscaras – as caretas. Uma banda de pífano costuma acompanhar o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Muitos levam tintas para pintar os participantes, deixando a festa ainda mais colorida.

O festejo se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, após a sanção da Lei número 8.067/2015, de iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), filho de Ribeirópolis e um dos animados brincantes.

A ideia foi de reconhecer a importância da festa, criada no início do século passado pelo fazendeiro e comerciante José Robostiano de Menezes. “É um folguedo que há muito está enraizado nas tradições, não somente de Ribeirópolis, mas do estado como um todo. Certamente, a Festa dos Caretas é um dos grandes patrimônios de Sergipe, pois são mais de 50 anos de tradição”, afirma Georgeo, que  é filho do prefeito de Ribeirópolis, Antônio Passos (DEM).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *