Eleitorado sergipano cresce 7% nos últimos dois anos
25 de janeiro de 2016
Leia o resumo dos jornais desta terça
26 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Desvios da Rota do Sertão estão parcialmente liberados

Pelos desvios já é possível a passagem de carros de passeios, pedestres, ciclistas e motociclistas

O governo de Sergipe tem intensificado os serviços de recuperação do trecho da Rodovia SE-290, entre os municípios de Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre de Sergipe, no Território do Alto Sertão Sergipano, que cedeu na noite da segunda-feira, 19. Os desvios do Povoado Vila dos Padres e ao lado do trecho que cedeu na Rota do Sertão estão parcialmente liberados para a passagem de carros de passeios, pedestres, ciclistas e motociclistas. A circulação de veículos pesados, como ônibus e caminhões, ainda não está autorizada.

Equipes do DER/SE trabalham para amenizar os problemas em decorrência da erosão no KM 96 da Rota do Sertão, de modo que novas alternativas de acesso as cidades de Monte Alegre de Sergipe e Porto da Folha estão sendo implantadas, enquanto a recuperação da pista não é iniciada.

Segundo o Secretário Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, as ações emergenciais tem surtido efeito positivo. “A princípio orientamos aos motoristas com destino às cidades do Alto Sertão que não quiserem fazer o percurso por meio do trevo de acesso ao município de Siriri, que, antes de chegar ao trecho interditado, façam a trajetória por um desvio de estrada vicinal na altura do Povoado Vila dos Padres, porém, estamos construindo um acesso ao lado do trecho cedido da rodovia”, declara.

Serviço pronto em breve
Ele assegura que nos próximos dias os serviços do novo desvio estarão concluídos. “Diariamente, 30 profissionais estão finalizando a obra, faltando apenas aplicar as camadas de forro de piçarra, porém, as chuvas que ainda ocorrem intensamente têm prejudicado o andamento dos trabalhos e, por questões de segurança, apenas pedestres, ciclistas, motociclistas e carros de passeio podem trafegar pela estrada alternativa”.

Valmor Barbosa acrescenta que a mobilização tem envolvido diversos setores do Governo. “Além das equipes do DER/SE, que trabalham intensamente para amenizar os transtornos, equipes técnicas da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) fizeram a substituição da tubulação de água que rompeu em consequência da erosão, sem afetar a distribuição do líquido. Também temos tido o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, cujos profissionais estão no local a fim de garantir o tráfego com maior segurança”, ressalta.

O secretário estima que dentro de duas semanas a recuperação da Rota do Serão será iniciada. “Estamos fazendo o escalonamento da erosão e, à medida que o tempo estiver mais firme, daremos prosseguimento nos serviços complementares, a exemplo da instalação das galerias e, só então iremos reconstruir o trecho cedido”, explica.

Fonte e foto: ASN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *