Mãe de Reinaldo morre aos 104 anos
21 de agosto de 2015
Polícia sergipana caça 20 fugitivos do Presídio de Glória
22 de agosto de 2015
Exibir tudo

De águas calmas, ilhas somem durante a maré alta

Passar o final de semana acampado, pescando em uma ilha quase deserta, segura e bem pertinho da cidade pode ser um sonho para muitos, mas é uma realidade para os sergipanos e turistas. Falo da ilha do Viral, um lugar paradisíaco, frequentado por gente bonita que busca sossego e contato direto com a natureza. A ilha é uma das gratas surpresas que nos reserva o rio Vaza Barris, em Aracaju.

Local aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com segurança, e um pôr do sol sensacional.  A água é salgada e é de lá que vem os bagres e carapebas que o industriário Pedro Gia gosta de exibir para os amigos após um final de semana jogando linhas no rio. “Eu sou apaixonado pelo Viral. Acampo com a família e amigos para pescar, recarrego minhas energias”, conta.

Para chegar até este paraíso, o correto é usar embarcações pequenas. Com a maré seca, muitas pessoas se aventuram a atravessar o canal com veículos de tração nas quatro rodas Esta prática é proibida e vem sendo combatida pela Companhia Estadual de Trânsito (Cptran). Os que insistem, estão sendo multados. Para desespero dos turistas o catamarã não atraca no local. Mas o aluguel de um barco saindo do píer localizado na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, custa algo em torno de R$ 30. Outro local de embarque é a marina Marisol.

Vale a pena pagar

Em cinco minutos de navegação vamos transpor a ponte Jornalista Joel Silveira, que liga Aracaju a Itaporanga D’Ajuda, uma obra muito bonita. Logo à frente, iremos avistar a Ilha do Paraíso e a foz do Vaza Barris, porta de entrada do Oceano Atlântico nessa região. No local, fica ancorado o Bar da Prima, um flutuante que oferece além de boa cerveja gelada, refrigerantes e petiscos, você pode ainda desfrutar de um bom peixe, caranguejo e outras opções da rica gastronomia da região. O bar funciona nos finais de semana. A dona do bar, Iranilde Brito, disse que há 13 anos comercializa petiscos no local.

“Comecei a frequentar o Viral vendendo petiscos num tabuleiro. Hoje tenho um bar flutuante. O rio é mais frequentado por famílias sergipanas, que tem embarcações pequenas. Os turistas são poucos. Vejo que a preocupação de todos é evitar a degradação da ilha. A fiscalização está sendo rígida e eu acho muito bom. Muitas famílias acampam aqui e devem ter cuidado para não poluir”, alerta a comerciante.

O local é aconchegante e com uma baia incrível, que proporciona prática de esportes náuticos com segurança, e um pôr do sol sensacional. Navegar pelas águas limpas e mansas do rio Vaza Barris é um presente de Deus. Quando a maré seca, a natureza se revela ainda mais. Surgem ilhas pequenas como a Crôa do Goré e os manguezais intactos. As ilhas são belíssimas e este passeio pode ser feito a bordo do catamarã. O estuário do rio tem potencial turístico inquestionável.

Crôa do Goré

Este cartão postal fica localizado no rio Santa Maria, afluente do rio Vaza Barris, entre o município de São Cristóvão e Aracaju. Essa ilhota é formada quando a maré baixa e exibe sua areia clara e limpa com diversos quiosques feitos com tronco de coqueiro e cobertura de palha para que o visitante possa curtir uma sombra nos dias de muito sol e contando ao seu redor com belíssimo manguezal.

Diversas embarcações como lanchas, barcos e catamarãs partem do pier localizado na Orla Pôr do Sol, aonde os visitantes podem escolher desde passeios ou tão somente a travessia para a Crôa que fica há apenas 10 minutos. Pode parecer muito pouco tempo, mas o percurso apresenta um visual muito bonito e prazeroso.  No local, fica ancorado um bar flutuante que oferece um diversificado cardápio com a rica gastronomia da região regado a uma boa caipirinha e diversas outras bebidas e este opera na baixa estação aos finais de semana e na alta de quarta a domingo.

Por Acácia Trindade

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *