Fafen pode ser fechada no fim deste mês
9 de novembro de 2023
Aracaju assistirá em 2024 a famosa volta dos que não foram
9 de novembro de 2023
Exibir tudo

Covid-19 preocupa a Saúde de Sergipe

em caso de sintomas da doença, deve-se usar máscara

A Secretaria da Saúde de Sergipe está reforçando a importância dos cuidados contra a Covid-19. A preocupação aumentou após a Bahia registrar um aumento de 131,2% em casos da doença na última semana – de 29 de outubro a 4 de novembro – com um total de 654 testes positivos. A Saúde orienta que, em caso de sintomas, deve-se usar máscara em ambientes fechados, realizar exames para confirmação do diagnóstico, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Essas medidas são fundamentais para impedir o contágio da infecção respiratória causada pelo coronavírus, que tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca.

A Saúde também lembra que a vacina é a principal medida de prevenção contra a doença. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos 75 municípios sergipanos. De acordo com a gerente de imunização da Secretaria da Saúde, Sândala Teles, a população deve continuar com os cuidados básicos para impedir o contágio. “O estado está com mais de 320 mil doses aplicadas com a vacina bivalente para a população acima de 18 anos. Contudo, é importante ressaltar que aqueles que ainda não se imunizaram, principalmente os idosos e os imunocomprometidos, devem procurar uma UBS para receber a sua vacina”, orientou a gerente.

Testes disponíveis

De acordo com a gerente de Sorologia e Biologia Molecular do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Gabriela Vasconcelos, os testes podem ser realizados em qualquer unidade de saúde. “Caso a pessoa apresente qualquer sintoma, basta chegar a uma unidade e informar que está com sintomas gripais, sem necessidade de solicitação médica, para a realização do teste da Covid-19. Essas amostras serão encaminhadas para o Lacen, onde serão feitas as análises”, informou.

Para os casos confirmados, a medida recomendada é o isolamento do indivíduo, que pode ser até de cinco dias. Se no quinto dia da doença a pessoa já tiver mais de 24 horas sem nenhum sintoma ou for assintomática e tiver um exame negativo nesse quinto dia, pode ser liberada do isolamento. Se não, deve permanecer no isolamento até o sétimo dia, caso neste sétimo dia esteja há 24 horas sem os sintomas da Covid-19.

Calendário Vacinal

A imunização contra a Covid-19 será incluída no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. A aplicação do imunizante vai priorizar crianças de seis meses a menores de cinco anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Fonte e foto: Ascom/Saúde

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *