Corpo de Pedro Rocha será sepultado em Itaporanga
9 de novembro de 2023
Covid-19 preocupa a Saúde de Sergipe
9 de novembro de 2023
Exibir tudo

Fafen pode ser fechada no fim deste mês

Em nota, A Unigel repudia quaisquer ataques à sua história

A Unigel pode fechar, ainda este mês, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) localizada na Bahia. É o que informa o jornal Valor Econômico. O grupo empresarial suspendeu as atividades de unidade baiana e deu aviso prévio aos 384 empregados. Segundo o Sindicato dos Petroleiros, a Fafen de Laranjeiras (SE) também está com as atividades paralisadas pelo mesmo motivo da congênere: o elevado preço do gás natural, principal matéria prima das duas fábricas.

A empresa acredita que poderá encontrar uma solução junto à Petrobras para não fechar as fábricas e reverter o aviso prévio. A Unigel informou que segue em negociações com a petrolífera para redução do preço do gás natural em patamar suficiente para viabilizar a operação das unidades. O grupo econômico é o maior produtor local de fertilizantes nitrogenados e maior produtor de acrílicos e estirênicos da América Latina.

A Unigel tenta superar a crise financeira desencadeada pela queda acentuada dos preços de fertilizantes e petroquímicos no mercado internacional. Em outro front, duas agências de risco internacionais reduziram a nota de crédito da Unigel pela falta de pagamento de juros dos títulos de US$ 530 milhões, com vencimento em 2 de outubro, após o período de carência de 30 dias. A classificação é a mais baixa na escala das agências e indica situação de calote, conforme informações do Valor Econômico.

A unidade de Sergipe possui capacidade instalada de produção de ureia de 1.800 t/dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio (também usado como fertilizante). Já a Fafen-BA é uma unidade de fertilizantes nitrogenados com capacidade instalada de produção de ureia de 1.300 t/dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e agente redutor líquido automotivo (Arla 32).

Com informações do site Bahia Economia

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *