Covid-19 preocupa a Saúde de Sergipe
9 de novembro de 2023
Senac Sergipe tem curso que alia a moda ao marketing
9 de novembro de 2023
Exibir tudo

Aracaju assistirá em 2024 a famosa volta dos que não foram

Por Adiberto de Souza *

Políticos rejeitados pelos eleitores sergipanos nas duas últimas eleições estarão de volta no pleito de 2024. Como se fosse a reprise de um velho filme, a próxima campanha deverá trazer de volta aos palanques de Aracaju figurinhas carimbadas como Adelson Barreto (PDT), Robson Viana (PT), Kity Lima (Republicanos), Gilmar Carvalho (sem partido), Doutor Gonzaga (PSD), Iran Barbosa (Psol), Capitão Samuel (PP), Ana Alves (União), Francisco Gualberto (PSD), Daniela Fortes (União) e tantos outros menos votados. Portanto, se prepare para receber desses prováveis candidatos a vereador por Aracaju novos pedidos de votos, sempre acompanhados pelas mesmas promessas feitas por eles nas eleições passadas. Misericórdia!

Levantou a bola

O ato falho do governo Mitidieri, hasteando a bandeira de Israel no Palácio de Despachos, foi o estopim para mobilizar sindicalistas e movimentos sociais em favor da Palestina e contra as atrocidades praticadas pelo exército israelense na Faixa de Gaza. Coordenados pela Central Única dos Trabalhadores, os manifestantes protestaram em frente ao Palácio contra a atitude despropositada do governo de Sergipe e pregaram o imediato cessar fogo na área do conflito. Hom vôte!

Eleição anulada

As últimas eleições para o Conselho Tutelar de Laranjeiras não tiveram a menos serventia. Por falta da avaliação psicológica dos candidatos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente anulou o pleito realizado no dia 1º de outubro passado e que elegeu 10 conselheiros. Segundo nota da Prefeitura laranjeirense, um edital convocando novas eleições será publicado nesta quinta-feira. Aff Maria!

Três a zero

Os senadores sergipanos Alessandro Vieira (MDB), Laércio Oliveira (PP) e Rogério Carvalho (PT) votaram favoráveis à PEC da reforma tributária, aprovada ontem por 53 votos favoráveis, 24 contrários e nenhuma abstenção. Eram necessários 49 votos a favor da PEC. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados, de onde o texto original veio, porque foi modificada no Senado. Ao final da votação, Rogério afirmou que esta é “mais uma conquista que vai ajudar a destravar a economia do Brasil graças ao empenho do governo Lula”. Então, tá!

Sob nova direção

A delegada Renata Aboim é a futura presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Sergipe. A distinta foi eleita por 70% dos associados e comandará a Adepol/SE pelos próximos três anos. A delegada disse que ela e os diretores eleitos estão comprometidos em trabalhar em favor dos interesses e direitos de todos os delegados. Renata Aboim substituirá Isaque Cangussu no comando da entidade de classe, devendo a posse da nova diretoria acontecer no dia 15 de janeiro de 2024. Boa sorte aos eleitos!

Luto

Será sepultado hoje em Itaporanga D’Ajuda o corpo do radialista e publicitário Pedro Rocha.  O comunicador foi vítima de um infarto, quatro meses após ter se submetido a uma cirurgia para a colocação de quatro pontes de safena. Pedro Rocha trabalhou em várias emissoras de rádio de Sergipe.  Ultimamente, ele e os radialistas Aélio Argolo e Evando Sena (Coronel Vevé) comandavam um programa jornalístico na Rádio Aperipê/FM. Pedro também dirigia o jornal online Zona Sul, editado em Aracaju. Descanse em paz, amigo!

Visita da caserna

O general de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos esteve, ontem, em Aracaju. O estrelado verde oliva aproveitou para fazer uma visita ao governo de Sergipe, tendo sido recebido pelo vice-governador Zezinho Sobral (PDT). O pedetista ressaltou que o Exército tem muita participação em Sergipe, destacando a Operação Carro-Pipa e a parceria na área de saúde. Por sua vez, o general disse que que a sua visita objetivou manter “as nossas relações institucionais abertas, francas e prósperas”. Ah, bom!

Use máscara

A Secretaria da Saúde de Sergipe está reforçando a importância dos cuidados contra a Covid-19. A preocupação aumentou após a Bahia registrar um crescimento de 131,2% em casos da doença na última semana – de 29 de outubro a 4 de novembro – com um total de 654 testes positivos. A Saúde estadual orienta que, em caso de sintomas, deve-se usar máscara em ambientes fechados, realizar exames para confirmação do diagnóstico, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Essas medidas são fundamentais para impedir o contágio da infecção respiratória causada pelo coronavírus. Cruz, credo!

Fechando as portas

A Unigel pode fechar, ainda este mês, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) localizada na Bahia. É o que informa o jornal Valor Econômico. O grupo empresarial suspendeu as atividades de unidade baiana e deu aviso prévio aos 384 empregados. Segundo o Sindicato dos Petroleiros, a Fafen de Laranjeiras também está com as atividades paralisadas pelo mesmo motivo da congênere: o elevado preço do gás natural, principal matéria prima das duas fábricas. O grupo econômico é o maior produtor local de fertilizantes nitrogenados e de acrílicos e estirênicos da América Latina. Crendeuspai!

Xirê-Toré

O Museu da Gente Sergipana abriu suas portas, ontem à noite, para a realização da primeira edição do Xirê-Toré, um evento que celebra o encontro das tradições de matrizes africanas e indígenas em Sergipe. A roda de conversa entre a Yalorixá Martha Sales e a Cacica Nary permitiu a troca de saberes e experiências sobre essas duas culturas. Durante o Xirê-Toré, os idealizadores do selo Aláfia Cultural, a multiartista Héloa e o produtor musical Yuri Queiroga, apresentaram o making of do EP Sabedoria Ancestral, do grupo Sabuká Kariri-Xokó. Supimpa!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 8 de maio de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *