Prazo para consultor se credenciar acaba nesta quarta
14 de fevereiro de 2017
Bandeiras tarifárias têm reajuste
14 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Consumidor inicia ano menos endividado que em 2016

Quem faz aniversário em setembro e outubro também recebe a 1ª parcela do13º salário

A crise econômica está reeducando o consumidor sergipano, que tem buscado o pagamento de suas dívidas, em um contexto no qual foi condicionado, de maneira impositiva a diminuir seu volume de consumo, lhe fazendo despertar a economia financeira para organização das contas da casa. O número de famílias sergipanas endividadas caiu 11.9% neste início de ano, de acordo com análise feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), entre janeiro de 2016 e janeiro deste ano.

A Fecomércio lançou mão da primeira Pesquisa de Endividamento e Intenção de Consumo (PEIC), das famílias sergipanas, estudando o cenário durante o mês de janeiro deste ano, que apontou números animadores a respeito do melhoramento do número de sergipanos endividados, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2017, o número de famílias endividadas foi estabelecido em 75.2%, contra 87.1% de janeiro de 2016, perfazendo a queda de 11.9% no número de cidadãos sergipanos em condição de endividamento.

O número apresentado pela Fecomércio animou o presidente da federação, Laércio Oliveira, que valorizou a iniciativa dos sergipanos em buscar a melhoria na sua condição de endividamento, buscando diminuir o seu volume de dívidas ao longo do ano.

Dias melhores

“O consumidor sergipano está acreditando que dias melhores virão para nossa economia. O perfil está mudando e isso é bom para o ciclo produtivo, pois com a priorização do pagamento das dívidas em relação à criação de novos compromissos, o consumidor mostra educação financeira para esse momento complexo que estamos atravessando. Priorizar os pagamentos das dívidas agora é fazer com que o consumidor ganhe fôlego para poder voltar a comprar em nosso comércio, com condição adequada de pagamento, sem ultrapassar o limite de sua receita pessoal”, comentou o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira.

Outro número animador avaliado pela pesquisa da Fecomércio é o Índice de Confiança das Famílias (ICF) em relação à economia sergipana para o ano de 2017. O resultado foi muito superior ao aferido no início do ano passado, crescendo 26.8 pontos no início deste ano. Em janeiro de 2016, o índice mostrava um cenário de descrença, com 33.1 pontos. Agora, o número aponta 59.9 pontos, quase dobrando a confiança das famílias sergipanas na economia do estado para 2017, gerando o melhor índice da série histórica medido pela Fecomércio.

O resultado do ICF mostra que as famílias estão com a confiança melhorada é o reflexo do uso adequado do 13º salário para o pagamento de dívidas e expectativa de consumo crescente neste ano, devido à redução das dívidas contraídas e no pagamento das existentes. As dívidas permanentes das famílias continuam sendo as mesmas, com a liderança constante do cartão de crédito, que hoje é responsável por 65.8% do endividamento dos sergipanos.

Novas regras

A expectativa é que esse percentual se reduza, devido às novas regras para o pagamento dos cartões, que visam a quitação das dívidas de crédito rotativo, o maior gargalo da modalidade de crédito. As outras dívidas das famílias são aquelas mais comuns. Crédito pessoal, consignado ou não; carnês de pagamento; financiamentos automotivos e imobiliários; cheques especial e pré-datado e outras dívidas. Já, 24.5% dos sergipanos ouvidos pela Fecomércio informaram não ter dívidas.

Os empresários do comércio sergipano também ficaram mais animados com o número apresentado pelo Índice de Intenção de Consumo das famílias sergipanas. Em janeiro de 2016, o apontador do IIC indicou 34 pontos, que caracterizava um cenário de descrédito na economia. Em 2017, o cenário melhorou, com a pontuação aumentada em 18.2 pontos. Atualmente, o índice é de 52.2 pontos.

Laércio Oliveira lembrou o quanto isso é importante para o empresário do comércio, pois os dados apresentados significam a melhoria da confiança na economia e no fator de retomada de consumo.

Texto: Fecomércio

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *