Assessor discute com médico e renuncia no ar
20 de julho de 2015
Marcos Cardoso é demitido da TV Atalaia
20 de julho de 2015
Exibir tudo

Ciclistas esquecidos

Com mais de 50 quilômetros de ciclovias, Aracaju poderia ser um exemplo para o Brasil. Não é porque, além das obras físicas, não implantou uma política de proteção aos milhares de ciclistas que arriscam as vidas ao pedalarem no meio de um trânsito violento. O transporte muito mais sustentável, eficiente, limpo e não violento é marginalizado em nossa capital. Alguém já viu em Aracaju uma única campanha educativa sobre o uso da bicicleta? De que adiantam as ciclovias se o ciclista não é orientado a usá-las e se os deseducados motoristas não respeitam esse importante meio de transporte? Diariamente, são registrados acidentes contra os corajosos usuários de bicicletas, mas as mortes destes não passam de frias estatísticas policiais. Pior é que essa triste realidade vai perdurar enquanto as autoridades de trânsito, particularmente a SMTT, não atentarem que a violência e o descaso contra o ciclista são uma questão social.

De volta

Após 15 dias de férias na Europa, o governador Jackson Barreto (PMDB) retorna amanhã a Sergipe. Ele assistiu ontem, no Vaticano, a missa dominical celebrada pelo Papa Francisco. Ainda no aeroporto de Aracaju, ocorrerá a transmissão do cargo pelo vice-governador Belivaldo Chagas (PSB).

Apiário em debate

Empreendedores rurais de Itabaianinha participam, de amanhã a quarta, da primeira etapa do Curso de Apicultura promovido pelo Sebrae Sergipe. A segunda fase do treinamento está marcada para os próximos dias 28 e 29. Os apicultores receberão informações sobre gestão de apiário, avaliação da florada, formação de preço e logística para produção.

Votou contra

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) informa ter sido a única parlamentar a votar contra a cessão do título de cidadão ao narrador esportivo Galvão Bueno. A homenagem, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Vinicius Porto (DEM), tem sido motivo de chacota por parte dos aracajuanos.

Insegurança

Lideranças comunitárias do conjunto Bugio, em Aracaju, estão orientando os pais a não mandarem os filhos para as escolas públicas. Alegam que falta segurança. Na semana passada, um marginal entrou no Colégio Estadual Paulo Costa e tomou o revólver do vigilante. No bairro Santa Maria, zona norte da capital, os bandidos usaram as redes sociais para orientar os moradores a não transitarem à noite. Também proibiram festas no bairro porque eventos atraem a Polícia.

De olho em 2016

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) terá candidatos próprios para as prefeituras de Japaratuba, Glória, Estância, Socorro, Riachuelo, Itaporanga e Poço Redondo. Foi o que fico decidido no encontro promovido pela legenda em Estância. Segundo o prefeito de Canindé, Heleno Silva, o PRB também terá candidato majoritário nas eleições estaduais de 2018. Então, tá!

Só falta a sanção

A profissão de garçom está a um passo de ser regulamentada. O Projeto de Lei n° 1.048/91, já aprovado pela Câmara dos Deputados, traz mudanças com relação à cobrança das taxas de serviços, a popular gorjeta. Para se tornar lei, a matéria aguarda apenas a sanção presidente Dilma Rousseff (PT). Pelo texto, a cobrança de 10% do valor total da conta pelos serviços prestados torna-se legal, mas ainda em caráter opcional.

Clima de terror

E o deputado federal João Daniel (PT) promete denunciar na tribuna da Câmara “a forma truculenta como a Polícia tem tratado os movimentos sociais, principalmente os sem terra e sem teto”. Ele lamenta ter sido impedido, sábado à noite, de falar com as 40 famílias que resistiam à ordem de desocupação do Hotel Aperipê, em Aracaju. Ontem pela manhã, ocupantes deixaram o imóvel pacificamente. João Daniel garante que no governo de Jackson Barreto (PMDB) a Polícia trata pobre como marginal. Misericórdia!

Discriminação

Embora sejam praticadas por apenas 0,3% da população, as religiões de origem africana são as que mais sofrem discriminação no Brasil. De acordo com os dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, de 2011 a 2014, do total de 504 denúncias, 213 relataram ataques as religiões. Em 35% desses casos, tratava-se de religiões de matriz africana. Uma lástima!

Educação contrata

A procuradora de Justiça aposentada Creuza de Figueiredo é a nova diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação. Ela é esposa do secretário estadual de Governo, Benedito Figueiredo (PMDB). “Creuza é um nome de extrema credibilidade para coordenar o Departamento”, discursa o secretário Jorge Carvalho.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *