Eleitor não quer mudar
10 de dezembro de 2018
Jackson entrega sementes no sertão
10 de dezembro de 2018
Exibir tudo

Cerâmicas vão ter que adequar tijolos às normas do Inmetro

Fiscais vão verificar largura, altura, comprimento e espessura dos blocos de cerâmicas

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) estabeleceu um prazo de 75 dias para que o setor ceramista adeque a fabricação e comercialização de tijolos às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O evento foi realizado pelo ITPS com o objetivo transmitir ao Sindicato da Indústria de Ceramistas e Olarias do Estado de Sergipe e aos comerciantes ceramistas, as normas do Inmetro e as informações quanto ao início das fiscalizações em Sergipe. Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também estiveram presentes e ministraram palestra sobre a qualidade dos blocos cerâmicos.

“O ITPS constatou a necessidade de reunir fabricantes e comerciantes ceramistas, para que fossem apresentados os detalhes da portaria do Inmetro, que estabelece as normas para fabricação e comercialização de tijolos. Percebemos que é preciso conscientização, e sobretudo, esclarecer que o papel do ITPS/Inmetro não é multar, mas sim orientar para fomentar o desenvolvimento do setor de cerâmica dentro dos parâmetros de qualidade”, explica o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.

A Portaria Nº 558, publicada em novembro de 2013 pelo Inmetro, estabeleceu a regulamentação técnica para componentes cerâmicos de alvenaria. Os fabricantes tiveram até novembro de 2014 para fazer a adequação dos seus produtos. No caso dos comerciantes, o prazo se encerrou em novembro de 2015. Desde então, esses produtos somente podem ser fabricados e comercializados em conformidade com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

“Ficou estabelecido que a ação passaria da Metrologia para área de Qualidade Industrial, e desde então, os órgãos delegados do Inmetro em todo o país iniciaram as fiscalizações. Aqui em Sergipe, entramos em consenso com os fabricantes e comerciantes, e demos um prazo de 75 dias para que fizessem as devidas adequações”, comenta Léo Araújo.

Ainda de acordo com o diretor- presidente do ITPS, Léo Araújo, o objetivo do ITPS é beneficiar o setor de cerâmica em Sergipe, que é um dos mais representativos do país, e proteger consumidores contra produtos de baixa qualidade. “O objetivo é garantir a concorrência justa, fazendo com que todos trabalhem com produtos fabricados dentro das normas do Inmetro. Com isso, aumentamos a segurança dos consumidores e evitamos possíveis prejuízos à sua saúde e seu bolso”, finaliza.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *