Ação quer impedir campanha contra quarentena
28 de março de 2020
UFS antecipa formatura de 40 médicos
28 de março de 2020
Exibir tudo

Câmara de Aracaju desemprega 20 jornalistas

Exonerados alegam que ato de Nitinho Vitale foi desumano

A Câmara Municipal de Aracaju desempregou de uma só vez 20 jornalistas e radialistas após suspender parte da Verba para Atividade do Exercício Parlamentar (VEAP). Em protesto contra o desemprego em massa dos comunicadores, a Comissão de Luta em Defesa da Imprensa, divulgou uma nota onde afirma que “infelizmente, em um ato autoritário o presidente Nitinho Vitale, demite mais de 20 colegas”.

Segundo a nota, o presidente alega que não havendo sessão, não há porque manter os técnicos das áreas de imprensa e jurídica. “Uma incoerência, além de desumano, porque todos os assessores têm redigido matérias que estão publicadas nos veículos, inclusive no site da Câmara Municipal de Aracaju. As redes sociais dos vereadores estão sendo atualizadas, além dos acompanhamentos dos vereadores que os profissionais têm feito.

Explica, mas não justifica

A nota prossegue afirmando que “se essa é a ‘justificativa’, de não haver sessões e a ordem geral é ‘Ficar em Casa’, as perguntas ao presidente Nitinho: por que ele manteve o gasto da VAEP para os carros alugados? Por que ele manteve o consumo de combustível? Por que manteve o aluguél dos escritórios?”, indaga.

“Por essa mesma verba, Nitinho tirou o alimento do trabalhador e preferiu pagar o aluguel de carros dos vereadores, o combustível e o aluguel do escritório, e retirou os salários dos trabalhadores da imprensa. Por que? A ordem não é “Ficar em Casa”? Então, para que serão necessários esses bens considerados de luxo em função do prato de comida de trabalhadores? E ainda mais em um momento de crise como esse”, atesta a nota da Comissão.

A Comissão de Luta em Defesa da Imprensa prossegue informando que “assim como o Sindicato dos Jornalistas foi comunicado, na quinta, e até o momento não emitiu nenhuma nota, a Ordem dos Advogados do Brasil na Secção Sergipe e o Ministério Público (MP/SE) também já foram comunicados e disseram que estarão em defesa dos trabalhadores”.

Nitinho nega

O vereador Nitinho nega que tenha desempregado 20 comunicadores conforme denúncia: “Ao contrário do que estão espalhando, valorizo jornalistas, acho que eles têm direito a receber férias, 13° salário. Inclusive, ampliei o número de vagas para a categoria no concurso público que será realizado para a Câmara”, frisa. Acontece que ao cortar parte da Verba para Atividade do Exercício Parlamentar (VEAP), o presidente não deixou outra alternativa aos demais vereadores que não fosse a de “desempregar” os assessores de comunicação.

A queixa da Comissão de Luta em Defesa da Imprensa é justamente pelo fato de, em vez de preservar o ganha pão dos assessores, Nitinho optou em garantir veículos e gasolina para os 24 vereadores. Segundo nota da Assessoria de Comunicação da Câmara, o ato editado pelo presidente, que resultou no desemprego dos comunicadores, libera para os parlamentares recursos para a locação de carros e a compra de 100 litros de combustível.

 Veja aqui o ato editado pela Câmara

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *