Exames da OAB acontecem neste domingo em todo o país
1 de abril de 2016
Leia o resumo dos jornais deste sábado
2 de abril de 2016
Exibir tudo

Caixa beneficia artesãs

Um grupo de artesãs do povoado Vila de Samambaia, localizado no município sergipano de Tobias Barreto, foi contemplado por um edital de apoio a projetos lançado pela Caixa Econômica Federal.  Com os recursos elas conseguiram adquirir novos equipamentos e materiais para incrementar ainda mais a produção.

A Associação das Artesãs da Vila da Samambaia é composta por 30 mulheres e foi fundada há 14 anos. Elas se dedicam á produção de peças com rechilieu, uma técnica que consiste no corte manual de partes do tecido e a inclusão de bordados nesses espaços. Os artigos geralmente são comercializados na própria cidade, em Aracaju e no município de Cedro de São João.

O grupo é atendido pelos projetos de Artesanato do Sebrae em Sergipe desde 2004, sendo beneficiado desde então com diversas capacitações gerenciais e cursos para melhorar a qualidade dos produtos. E foi em uma visita dos técnicos da entidade á Associação que surgiu a ideia de viabilizar a participação das mulheres no edital.

No encontro foi identificada a dificuldade das artesãs em continuar trabalhando por conta das péssimas condições dos equipamentos existentes e a falta de matéria prima. Com a ajuda de consultores, elas inscreveram um projeto no Programa Caixa de Artesanato Brasileiro e pela primeira vez um grupo sergipano foi contemplado.

“ Identificamos que havia a possibilidade de atender a essa demanda com os recursos previstos pelo edital. Construímos conjuntamente o projeto e o submetemos á avaliação do banco. Para a nossa felicidade a proposta ficou entre as 14 selecionadas, garantindo quase R$ 50 mil para as artesãs”

Equipamentos

Com os recursos as mulheres adquiriram seis novas máquinas, ajudando a substituir os equipamentos mais antigos, além de linhas, tecidos e matéria prima para a confecção de sacolas. Boa parte desses itens foi adquirida na própria região, ajudando a movimentar o comércio local.

O auxílio permitiu que as artesãs aumentassem a quantidade de peças produzidas, garantindo assim ocupação e renda durante os próximos meses. Agora a meta segundo a presidente Josefa Monteiro, é conseguir aumentar o capital de giro da Associação e construir uma nova sede, já que a atual está instalada em uma garagem.

“ Superamos algumas dificuldades e com isso voltamos a trabalhar com todo o gás.  O que estamos buscando nessa nova etapa é melhorar as nossas condições de trabalho, construindo a sede em um novo espaço para proporcionar mais conforto para todos que aqui trabalham”, explica a presidente.

As artesãs já contam com um espaço para a construção do prédio. O terreno foi doado pela Prefeitura de Tobias Barreto. O próximo passo é viabilizar a aquisição dos materiais para erguer a nova sede.

Fone e foto: Ascom; Sebrae (SE) 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *