Quarta-Feira de Cinzas abre a Quaresma
14 de fevereiro de 2024
Igor Kannário quebra acordo e tem 50% do cachê bloqueado
14 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Cães farejadores ajudam a Polícia localizar drogas

Com os cães farejadores a atuação da Polícia se torna ainda mais efetiva na busca por drogas

Cães farejadores têm sido importantes aliados no trabalho da segurança pública de interceptação do transporte de substâncias ilícitas, evitando crimes como o tráfico de drogas. Para essa missão, os cães passam por treinamento constante junto aos tutores, como acontece na Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), da Polícia Militar.

É o treinamento constante que torna possível a seleção dos cães farejadores mais aptos para emprego diante do fluxo de pessoas em períodos de festas como o Carnaval. Segundo o sargento Etelvan Santos Dias, “como somos uma unidade especializada, o trabalho é feito dentro de uma rotina de treinamento. Temos as manhãs para treinar, e a seleção dos nossos cães foi feita antecipadamente”, explicou.

Com os cães farejadores a atuação da Polícia Militar se torna ainda mais efetiva na busca por entorpecentes. “Nos períodos de festas, o que mais nós encontramos é maconha. Em segundo lugar, vem a cocaína. Já em terceiro lugar, podemos dizer que é o crack. São as drogas mais comumente utilizadas no estado”, especifia o sargento Etelvan Santos Dias.

Em casos que as pessoas identifiquem situações de transporte de materiais ilícitos como drogas, é possível acionar a Polícia Militar por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Casos recorrentes também podem ser comunicados ao Disque-Denúncia (181). É com essas informações que a CipCães pode ser acionada para que os cães farejadores identifiquem as substâncias ilícitas.

Fonte e foto: PM-SE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *