Corais do litoral de Sergipe sofrem branqueamento
13 de fevereiro de 2024
Cães farejadores ajudam a Polícia localizar drogas
14 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Quarta-Feira de Cinzas abre a Quaresma

Nas missas desta quarta-feira os fiéis são benzidos com um pouco de cinza

A Quarta-Feira de Cinzas, comemorada hoje (14), dá início à Quaresma, que compreende o período entre a Quarta de Cinzas e a Quinta-Feira Santa (semana antes da Páscoa). A Catedral Metropolitana de Aracaju programou a celebração de quatro missas para marcar o início da Quaresma, nesta quarta-feira. A primeira delas, às 8 horas, será presidida pelo administrador apostólico da Arquidiocese de Aracaju, dom Vítor Agnaldo de Menezes. As outras missas serão celebradas às 10h30, às 16h30 e às 19h.

A contagem do período da Quaresma, que faz referência aos 40 dias em Jesus esteve no deserto, é feita da seguinte forma: a partir da quarta de cinzas contamos os dias até o sábado antes da Páscoa, conhecido como sábado de aleluia. O resultado é 46.

Depois disso, tiramos 6, que é o número de domingos que há no período da quaresma. O resultado é 40. A explicação para essa contagem é que a partir da quinta-feira santa à tarde, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal. O tríduo pascal compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e a Páscoa.

Significado da Quarta de Cinzas

Quaresma vem da palavra “quarenta”, fazendo referência ao tempo em que Jesus esteve sozinho no deserto e o demônio fez-lhe várias provocações.

Os cristãos reservam a data para a reflexão, arrependimento dos pecados cometidos e para fazer jejum (principalmente, deixando de comer carne vermelha e, em vez dela, consumindo peixe), pois desta forma, recordam o jejum feito pelo próprio Jesus.

Além disso, a quarta-feira de cinzas é um dia em que os fiéis católicos devem ir à missa. Nesta, ocorre uma cerimônia onde os presentes são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Ao benzer os fiéis, geralmente na testa, o padre traça a cruz enquanto recita as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A pequena cruz feita com a cinza sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos quarenta dias seguintes, bem como representa a fragilidade humana, de forma a recordar o que está escrito no Livro do Gênesis:

“Com o suor do seu rosto/ você comerá o seu pão,/ até que volte à terra,/ visto que dela foi tirado;/ porque você é pó,/ e ao pó voltará”. (Gênesis 3, 19).

Foto: Arquidiocese de Aracaju

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *