Aracaju entre as melhores para investir em imóveis
21 de julho de 2015
Contratações do BNB com MPEs crescem mais de 18 por cento
21 de julho de 2015
Exibir tudo

Aracaju produz cerveja artesanal

Os sergipanos já podem se deliciar com a pequena produção da artesanal Cerveja 13, feita em Aracaju desde 2012 pelo casal Ítalo Cezar Carvalho e Natália Shanches. Produzida com receita própria, água mineral e ingredientes comprados em São Paulo, a Cerveja 13 tem teor alcoólico que varia de 3% a 9%. “A gente começou como hobby, mas os amigos gostaram e nos incentivaram a aumentar o volume produzido, que ainda é muito pequeno”, revela o engenheiro florestal Ítalo Cezar.

O casal pretende aumentar a produção, que hoje é de apenas 100 litros mensais. Quem quiser apreciar a Cerveja 13 terá que ir aos eventos organizados pelo casal a cada produção: “A gente organiza a festa, anuncia pelas redes sociais e vende o copo de 300 ml por R$ 8,00”, explica Ítalo. E como saber quando será a próxima “degustação” da saborosa “lourinha gelada”? É fácil, basta visitar o perfil facebook.com/cerveja13. Segundo Natália, o mercado sergipano é muito bom para a cerveja artesanal.

As cervejas caseiras ou artesanais se diferenciam das tradicionais pelo cuidado que têm com a produção, indo desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos. Ítalo Cezar revela em algumas ‘fornadas’ usou café, favas de balnilha, mangaba, cravo e zimbro. “A própria origem dos ingredientes que usamos como malte, lúpulo e levedura se diferencia da que abastece a indústria cervejeira”, ensina o fabricante da Cerveja 13.

O casal Ítalo e Natália dedica cerca de oito horas para a brassagem, que é o processo de conversão dos amidos liberados durante a fase de maltagem, em açúcares que podem ser fermentados. O grão moído é misturado com água quente num recipiente grande. Neste recipiente, o grão e a água são misturados em conjunto para criar um mosto de cereais. Depois esperam uma semana para a fermentação e de duas a seis semanas para a maturação. Diferente da indústria cervejeira, os produtores de cerveja artesanal como Ítalo e Natália utilizam equipamentos pequenos, que cabem em qualquer cozinha, normalmente não possuem engarrafadoras e guardam suas produções com garrafas de cerveja comum.

Cenário – As receitas caseiras de cerveja estão sendo cada vez mais valorizadas, a ponto de muitas delas estarem dando origem a microcervejarias. Segundo o Sebrae, elas estão tomando um mercado diferenciado do das grandes marcas, numa concorrência indireta. As microcervejarias apostam num nicho de mercado, e não na concorrência direta com as grandes marcas. Elas são voltadas para um público mais sofisticado, pois trabalham com produtos diferenciados. Além disso, a diversidade da cultura e das preferências nacionais favorece a abertura do leque de fabricação de variados tipos de cervejas.

Por Adiberto de Souza

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *