Incra anuncia construção de 35 agroindústrias em Sergipe
15 de dezembro de 2015
Sintese diz que abono é um calote
15 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Aprovado abono para cobrir empréstimo feito pelos servidores

Última sessão legislativa de 2015 foi bastante movimentada

Antes de entrarem em recesso, os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, a Proposta Orçamentária do Estado para o próximo ano. Os parlamentares aprovaram ainda o Projeto do Executivo concede abono especial aos servidores para a contratação de empréstimo junto à rede bancária no valor do 13º salário. Quem não quiser tomar o dinheiro emprestado vai receber o benefício em seis módicas parcelas.

A votação mais acirrada foi justamente a que tratou da concessão de abono especial de caráter indenizatório e transitório, a ser pago pelo tesouro estadual e pelo Sergiprevidência, para garantir a gratificação natalina. O Projeto foi anunciado a partir da queda de 35% do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O deputado Georgeo Passos (PTC) acredita que o Estado poderia ter evitado essa medida se tivesse feito planejamento. O líder da oposição, Valmir Monteiro (PSC), argumentou que o governo tem dinheiro em caixa e apontou crescimento da arrecadação do ICMS e do FPE.

Os argumentos da oposição foram rebatidos pelo líder do governo, deputado estadual Francisco Gualberto. Segundo ele, os colegas elaboram planilhas com recursos oriundos de receitas sem estimar gastos. Gualberto disse que o empréstimo equivalente 13º salário não é uma situação ideal, mas foi a solução encontrada pelo governador Jackson Barreto (PMDB) garantir aos servidores a gratificação natalina integral.

Outros projetos

Os deputado aprovaram ainda projeto que autoriza a aplicação de reajuste nas taxas cobradas pelo Tribunal de Justiça de Sergipe. A lei que trata da custas processuais teve o voto contrário do deputado Georgeo Passos. Segundo ele, num momento de crise, onde o TJ conquista aumento na arrecadação, o reajuste era inoportuno e penalizava os sergipanos. A proposta foi aprovada por maioria.

Também foram aprovados projetos que transformam o cargo de promotor de Justiça cível em promotor de Justiça de execuções criminais de Aracaju.

Orçamento

A proposta orçamentária aprovada pelos deputados levou em conta um recuo de 2,55% do Produto Interno Bruto em 2015 e um IPCA de 5,6% para o próximo ano. As quedas no repasse de verbas federais nos últimos meses levaram o Estado a rever de R$ 6,4 bilhões para R$ 6,2 bilhões a previsão de receita corrente líquida de 2015. Uma queda de 2,6%.

Fonte/Ascom/Alese

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *