É pecado comer carne vemelha na Sexta-Feira da Paixão?
7 de abril de 2023
Hoje é dia de queimar Judas
8 de abril de 2023
Exibir tudo

Xocós dançam o Toré por Frei Enoque em hospital de Aracaju

Os Xocó viajaram cinco horas para homenagear o Frei Enoque

Em ritual pela recuperação da saúde de Frei Enoque Salvador de Melo, os Índios Xocós dançaram o Toré, nesta sexta-feira (7), na frente ao Hospital Unimed, em Aracaju. O religioso, de 81 anos, está internado desde o último dia 31, com sérios problemas estomacais. Trinta índios e índias viajaram da Ilha de São Pedro, em Porto da Folha, num ônibus que gastou cerca de cinco horas para chegar em Aracaju. Paramentados, eles dançaram o Toré, para suspresa de profissionais de saúde e parentes dos pacientes. “Estamos pedindo pela saúde do nosso Frei Enoque, que sempre nos defendeu”, afirmou o cacique Bá.

Após a dança, uma funcionária do Hospital Unimed convidou o cacique e mais outro xocó para irem até a Unidade de Tratamento Intensivo, onde Frei Enoque está internado desde a última segunda-feira (3). O último boletim médico liberado nessa quinta-feira (6), informa que “o paciente segue hospitalizado em leito de UTI. Permanece estável, consciente e interativo, sem sinais de instabilidade hemodinâmica, com melhora progressiva do padrão respiratório, já sem necessidade de suporte de oxigênio para respirar espontaneamente. No momento, sem previsão de alta da UTI”.

Luta pela terra

O povo Xokó vive nas aldeias Ilha de São Pedro e Caiçara, situadas no município sergipano de Porto da Folha. Em meados de 1979, os índios, em um processo de reconquista de suas terras, retomaram a Ilha de São Pedro e ali instalaram sua aldeia. Desde que começaram a lutar por reaver suas terras, os índios sempre reivindicaram a Caiçara, gleba que se situa às margens do São Francisco no estado de Sergipe. Finalmente nos meado dos anos 90, a Funai homologou a Caiçara, anexando a Ilha de São Pedro, constituindo assim a terra indígena da etnia Xokó. Frei Enoque Salvador participou ativamente da luta dos índios pelas terras.

Por Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *