Casal é preso acusado de traficar maconha e cocaína
18 de março de 2022
TRE já reconta os votos para substituir Valdevan
18 de março de 2022
Exibir tudo

Veterinárias cutucam a boca da fera

Nascido em cativeiro, o leão estão no Parque desde 2012

Atração mais querida pelos visitantes do Zoológico de Aracaju, localizado no Parque Governador José Rollemberg Leite, na zona Norte da capital sergipana, o leão Léo passou por uma bateria de exames veterinários. Comandada pelo veterinário Hildebrando Vieira Filho, a ação contou com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Foram realizadas as checagens e a colheita de materiais para os exames clínicos.

Com aproximadamente 16 anos e pesando 260 quilos, Léo necessita de uma atenção mais rigorosa à saúde, por isso passa por cuidados preventivos recebendo visitas clínicas diárias. Uma vez ao ano, o leão é submetido a um check-up no qual é feito alguns exames laboratoriais e de imagem, e quando necessário outros mais complexos. Apesar de os resultados dos exames ainda não estarem prontos, os profissionais consideraram a ação exitosa e constataram que o animal está saudável.

O anestesista Rodrigo Pereira, foi responsável pela aplicação da anestesia dissociativa através de dardos, que deixou o animal relaxado, porém sem perder a consciência. Coube à veterinária Juliana Ramos, fazer a ultrassonografia abdominal, exame não invasivo e que possibilita informações detalhadas sobre as estruturas abdominais do leão. A profissional Carina Leite realizou o exame odontológico no qual foi feita a coleta de sangue para constatar se há algum tipo de bactéria, além da remoção de tártaro.

O leão Léo

Nascido em cativeiro no ano de 2005, o felino Léo da espécie Panthera Leon, chegou às terras sergipanas em 17 de fevereiro de 2012. Em pouco tempo conseguiu se adaptar ao novo lar e cativar os diversos visitantes e cuidadores de animais que trabalham no Zoológico de Aracaju.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *