Perfuração de poço na costa de Sergipe frustra petrolífera
31 de março de 2022
Mais de 1,2 mil juízes vão participar de evento esportivo em Aracaju
31 de março de 2022
Exibir tudo

Vazão de Xingó cairá para 1.500 m³/s nos finais de semana

A vazão da Usina de Xingó vai sofrer alteração nos finais de semana e feriados

A Usina de Xingó, localizada no município sergipano de Canindé do São Francisco, terá sua vazão reduzida dos atuais 2.000 m³/s – que permanecerá neste patamar nos dias úteis – para 1.500 m³/s, em finais de semana e feriados. No mês passado, Xingó chegou a liberar 4 mil m³/s. A redução faz parte do processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Segundo a Chesf, o controle das vazões na Bacia do Velho Chico vai assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou João Henrique Franklin, diretor de Operação da Companhia.

A situação hidrológica no Rio São Francisco é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Chesf reforça o pedido de atenção para a importância da não se ocupar as áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido, que se prolonga até final de abril.

Sobradinho 100% cheio

 o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho chegará a 100% de seu volume nesta sexta-feira (1º),   conforme análise feita pela Companhia. A vazão de saída do reservatório permanecerá em 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) até nova avaliação, visando a recuperação do nível no reservatório de Itaparica. Atualmente, o reservatório de Sobradinho se encontra com 98,91% de sua capacidade.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *