Prefeito anuncia a programação do Forró Caju 2023
18 de maio de 2023
Aprovado empréstimo para construção de ponte e viaduto
19 de maio de 2023
Exibir tudo

Vai continuar chovendo em Sergipe

As chuvas devem ocorrer no estado até o próximo sábado

Com efeito maior no litoral, as chuvas em Sergipe irão se estender para os próximos quatro dias, e a tendência é que haja redução gradativa. É o que aponta a gerência de meteorologia e mudanças climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), por meio de análise meteorológica.

De acordo com Wanda Tathyana de Castro, meteorologista da Semac, a ocorrência de chuvas acontece em virtude de uma instabilidade no Leste do Nordeste. “Um cavado proveniente de um ciclone extratropical está transitando no Oceano Atlântico, próximo ao Nordeste, está provocando esse alerta para chuvas moderadas a intensas, principalmente no litoral, chegando em menor proporção no Agreste e Sertão. A duração desse fenômeno fica em torno de cinco dias, por conta da baixa pressão que está intensa”, assegurou ela, acrescentando que começou nesta quinta-feira, 18, a atuação da Oscilação Madden Julian, fenômeno que favorece as chuvas mediante a chegada de mais umidade para toda a região — a mesma permanece atuando até o dia 28 de maio.

A análise meteorológica para as próximas 24 horas, iniciando em 18 de maio com duração até as 10h deste dia 19, indica a ocorrência de chuvas moderadas a intensas, atingindo entre 20 a 30 mm/h, com possibilidade de chegar até 50 mm/dia. Atenção especial para todos os municípios do litoral do estado de Sergipe.

Por conta da previsão de chuvas moderadas a intensas, o gerente de meteorologia e mudanças climáticas, Overland Amaral, recomenda que a população fique atenta sobre alguns riscos. “É importante evitar transitar próximo a canais, não tentar passar sobre pontes em que a água esteja transbordando, isso significa que ali tem uma erosão e pode provocar um acidente. Então, é preciso ter um cuidado muito grande nesse momento, porque as águas são volumosas, podendo causar muitos impactos”, explicou o meteorologista.

Fonte: Secom/GS (Foto:PMVC)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *