Marcos Cardoso é demitido da TV Atalaia
20 de julho de 2015
Greve do INSS já dura 14 dias e afeta atendimento
20 de julho de 2015
Exibir tudo

UTI do Hospital de Urgência de Sergipe recebe camas elétricas

Os recursos do Proinveste na área de saúde já proporcionam mais segurança e conforto aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Foram investidos mais de R$ 1 milhão  na aquisição de  camas elétricas e berços hospitalares para as Unidades de Terapia Intensiva do  Hospital de Urgência de Sergipe e Hospital Regional de Itabaiana.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, a aquisição e a entrega desses equipamentos representam a preocupação do Governo do Estado em garantir o melhor cuidado ao usuário do SUS. As camas elétricas, de modelo Fawler, proporcionam aos pacientes um maior conforto porque contam com um colchão especial de pressão anti escaras, proteção para prevenção de lesão de pele dos pacientes, além de diminuir o impacto sobre o trabalho das equipes assistenciais.

“A modernização dos leitos críticos para Sergipe é importantíssima porque dá uma condição melhor ao paciente. Os equipamentos são de última geração e darão um conforto maior, principalmente ao paciente que passa um maior tempo nas UTIs. Para a instalação dessas camas elétricas, a padronização do Huse precisou ser aprimorada com melhorias na pintura, na organização e na limpeza. Ou seja, foi feito um trabalho de reforma na ambientação para a adequação de equipamentos mais sofisticados. Essa modernização  acontecendo na capital e no interior também porque os pacientes do SUS de Sergipe são tratados de forma igualitária. O investimento foi realizado com recurso do Proinveste, o que comprova a importância do Programa para Sergipe”, declarou José Sobral.

Para receber estas novas camas elétricas, foi realizada uma força tarefa dentro da UTI 2 para total limpeza e desinfecção do local. Com a ajuda dos funcionários do setor e equipe de higienização hospitalar, a unidade foi entregue pronta e totalmente equipada para receber os 18 pacientes críticos que estavam internados na Área Vermelha do Pronto Socorro.

De acordo com o médico coordenador das UTIs do Huse, Luiz Flávio Prado, os novos equipamentos qualificam o serviço prestado. “ Há ano e meio, a UTI já havia recebido 14 camas elétricas com modelo parecido. Essas novas 40 unidades chegaram para agregar e aprimorar ainda mais o parque tecnológico do serviço, qualificando o trabalho. Trata-se de um investimento muito importante e que chega em boa hora para desafogar cada vez mais a área vermelha”.

Equipamento

A cama elétrica, modelo Fawler, é fácil de usar, oferece total proteção pelas grades laterais, têm estrutura retrátil proporciona maior conforto e dispõe de altura ideal e foco no posicionamento do paciente. De acordo com a empresa forncedora do produto, as camas elétricas são de fabricação 100% nacional e proporcionam alta tecnologia e qualidade.

A gerente da UTI Clínica do Huse, Luciana Simões, está satisfeita com as novas aquisições e destaca a importância delas para pacientes e funcionários. “Todos saem ganhando com essas camas elétricas. Elas possuem colchões especiais anti úlceras que previnem realmente as lesões na pele do paciente crítico, prolongam a integridade do paciente que não pode ser mobilizado com muita frequência. Estávamos ansiosos com a chegada dessas camas para fortalecer a assistência com mais qualidade”, comemorou Luciana.

Estrutura

Sergipe possui 294 leitos de UTI. Desse número, 224 estão na rede pública e filantrópica, ou seja, mais de 75% dos leitos críticos do estado são do SUS.  No Huse, hospital referência para casos de alta complexidad, são 75 leitos, sendo 65 UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátrica. Os leitos em Unidade de Tratamento Intensivo foram também regionalizados, com a implantação de 10 leitos no Hospital Regional de Lagarto e outros 10 no Hospital Regional de Itabaiana, além dos leitos de isolamento em todas as UTIs.

A UTI dispõe também de modernos equipamentos que possuem os principais parâmetros necessários para tratamento intensivista, a exemplo dos ventiladores respiratórios digitais, que auxiliam na respiração de pacientes instáveis que estão na unidade, e dos monitores multiparamétricos, que agregam, em um único equipamento, diversas funções importantes como o acompanhamento da pressão arterial e da saturação de oxigênio, a realização de eletrocardiograma e a monitorização cardíaca.

 “A unidade está padronizada com o que há de melhor em equipamentos hospitalares. Temos um hospital que é referência no estado e com a melhor UTI. Nossa equipe está muito satisfeita com as novas aquisições e a preocupação do Governo em cuidar bem do paciente”, disse a gerente da UTI cirúrgica, Jocélia Correia.

Os leitos de UTI são os de maior complexidade porque que exigem estrutura e esforço de profissionais para o atendimento aos pacientes em casos graves. Sergipe é um dos três estados (junto com Minas Gerais e São Paulo) que tem o número de leitos de UTI acima do que é recomendado pelo Ministério.

“Nosso foco é atender a todas as demandas. Nos últimos dois anos, o número de leitos de UTI aumentou consideravelmente. O serviço de tratamento intensivo em Sergipe é de extrema importância e não podemos esquecer o quanto esses equipamentos são valorizados e utilizados. As 40 camas elétricas do Huse foram instaladas e imediatamente ocupadas porque há uma real necessidade do serviço. Vamos trabalhar ainda mais para aprimorar sempre a assistência ao usuário do SUS”, complementou o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *