Hoje tem Roberto Carlos
17 de outubro de 2015
Hino de Sergipe condenado
18 de outubro de 2015
Exibir tudo

Umbandistas discutem intolerância religiosa

Babalawo Ivanir dos Santos será um dos palestrantes

Aracaju vai sediar, de 6 a 7 de novembro próximo, o 5º Encontro de Umbandistas de Sergipe. Os participantes vão trocar experiências de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Promovido pelo Centro de Umbanda Caboclo Tupy, o evento acontecerá no Campus III da Faculdade Pio X, localizada na avenida Tancredo Neves, ao lado da sede do Sest/Senat.

Segundo os organizadores, o Encontro visa trazer à tona a discussão sobre questões envolvendo diversidade étnica com substrato para a intolerância religiosa e seus reflexos no contexto sócio-político-educacional. Também objetiva esclarecer e conscientizar sobre as garantias legais já conquistadas quanto à liberdade religiosa dos cultos de origem afro-brasileira.

Entre os palestrantes estão o Babalawo e professor Ivanir dos Santos, a doutora Ana Paula Miranda, Flávia Pinto e o doutor Ilzver Matos. O primeiro é conselheiro estratégico do Centro de Articulações das Populações Marginalizadas, Interlocutor da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa. mestrando em História Comparada (UFRJ), membro do Laboratório de História das Experiências Religiosas (UFRJ).

A doutora Ana Paula Miranda bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente exerce os cargos de coordenadora do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública e de Coordenadora do Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal Fluminense.

A palestrante Flávia Pinto ganhou o Prêmio de Direitos Humanos oferecido pela Presidência da República na categoria “diversidade religiosa” – Intolerância Religiosa contra as religiões de origem afro-brasileira. Ilzver Matos é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia, e atualmente é membro da Associação de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social, e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Fonte: Portal Melhores Destinos (Crédito/blog educação em ciências e direitos humanos)

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *