Innovation Center premiado como melhor projeto de TI
2 de dezembro de 2019
Reabertura da Fefen vai depender do preço do gás
2 de dezembro de 2019
Exibir tudo

UFS lança cartilha sobre violência de gênero

Professoras Catarina Nascimento e Claudiene Santos

Professoras e estudantes da Universidade Federal de Sergipe acabam de lançar a cartilha “Violências contra as mulheres na UFS: conheça seus direitos!”, que objetiva orientar sobre a violência de gênero. A ação faz parte da campanha apoiada pela ONU “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

O projeto foi idealizado pelas professoras Patricia Rosalba, do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib/Prograd), Catarina Nascimento, do Departamento de Serviço Social, e Claudiene Santos, do Departamento de Biologia.

“Essa cartilha foi produzida por professoras e estudantes da UFS que integram uma ação de apoio pedagógico vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), cujo objetivo é debater e pensar propostas que joguem os holofotes nesse problema, com foco específico para a nossa universidade”, informa a professora Patrícia Rosalba.

O projeto foi pensado quando era planejada a ação de acolhimento dos novos alunos para o semestre letivo 2019-1. “Nesse momento, não foi possível implementá-la, mas com a proposta ainda firme, a então vice-reitora, professora Iara Campelo, provocada pelo Ministério Público Federal, tomou para si a iniciativa”, lembra.

A professora Catarina Nascimento acredita que a ação pode sensibilizar a comunidade universitária para questões emblemáticas. “Como é um instrumento que vai dar visibilidade às informações, a cartilha fará com que as pessoas percebam e desconstruam o significado das violências, pois, muitas vezes, especialmente as mulheres, não percebem que estão em situação de violência”.

Para o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, a iniciativa confirma o envolvimento da UFS na luta contra um problema tão grave que acomete o Brasil. “Isso nos lembra que a universidade não é uma ilha dentro da sociedade. A violência contra a mulher, infelizmente, está presente nos mais diferentes espaços, visto que ela não é apenas física. Então a cartilha pode contribuir para informar, orientar e, principalmente, mostrar que a UFS está envolvida no combate a problemas desse tipo”.

A cartilha pode ser acessada no link: http://www.ufs.br/conteudo/64483-ufs-lanca-cartilha-sobre-violencia-de-genero

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *