Polícia Rodoviária inicia Operação Carnaval
21 de fevereiro de 2020
VÁ DE RETRO, CID
21 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

UFS informa ao MPF sobre processo de escolha do reitor

Reitor informa ao MPF providências antes da consulta à comunidade acadêmica para formação de lista tríplice

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, prestou nesta quinta-feira, 20, informações ao Ministério Público Federal relacionadas às providências que vêm sendo adotadas em vista do processo eleitoral para a escolha do próximo reitor da instituição.

O ofício encaminhado atende uma solicitação formulada pelo procurador da República Leonardo Cervino Martinelli (Ofício Nº 036/2020/MPF/PR/SE/3ºOCC-LCM) e recebida no Gabinete da Reitoria na última terça-feira, dia 18.

“Cabe destacar que, ciente do regramento vigente afeto ao processo eleitoral, em particular a obrigatoriedade de realização de consulta à comunidade acadêmica para a formação da lista tríplice para o cargo de reitor, e posterior submissão ao Presidente da República por meio do Ministro da Educação, nos termos da Medida Provisória 914/2019, este Reitor, na condição de dirigente máximo da instituição, criou o Grupo de Trabalho para propor regulamento de consulta à comunidade acadêmica para formação de lista tríplice”, informa o professor Angelo Antoniolli, anexando a Portaria 88/2020/GR, de 4 de fevereiro deste ano, que trata do assunto.

O reitor acrescentou que, tendo em vista a necessidade de adequação do atual Estatuto da UFS à Medida Provisória, ou a qualquer norma que venha a regulamentar o processo de consulta, foi solicitado um Parecer da Procuradoria Geral da UFS, frente à proposta elaborada pelo grupo de trabalho, acerca da alteração dessa norma da instituição. O procurador geral então opinou no sentido de “ser pertinente, eis que necessária a adequação do artigo 22 do Estatuto da UFS ao novo marco legal que rege a eleição de reitor nas universidade federais”.

O reitor então providenciou a convocação do Conselho Universitário (Consu) para apreciação da alteração do Artigo 22 do Estatuto da UFS, cuja previsão inicial de realização para o mês de fevereiro foi reprogramada para o mês de março. O processo reunindo a provocação da Reitoria, a resposta da Procuradoria e a convocação do Consu também foi anexado.

“Por fim, conforme se observa, em curto prazo de 15 dias, várias providências foram adotadas e estão em curso no âmbito da Universidade, ratificando que a gestão da Universidade Federal de Sergipe e suas instâncias estão atentas aos normativos vigentes e aos prazos legais para deflagrar o processo de consulta acadêmica. Reiteramos ainda nosso compromisso com a realização de um processo eleitoral transparente e afinado aos ditames legais, e estamos à inteira disposição desta Procuradoria para sugestões e orientações”, finaliza o reitor Angelo Antoniolli.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *