cigarros eletrônicos apreendidos em Sergipe provocam câncer
10 de novembro de 2023
São Cristóvão anuncia a programação do 38º FASC
10 de novembro de 2023
Exibir tudo

UFS altera forma de acesso ao restautante universitário

A mudança na forma de acesso ao Resun visou corrigir alguns gargalos

Com o início das aulas na Universidade Federal de Sergipe (UFS) previsto para a próxima segunda-feira (13), usuários dos Restaurantes Universitários (Resuns) devem ficar atentos às mudanças na forma de acesso aos locais. Em Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto e Nossa Senhora da Glória, o acesso ao Resun se dará somente com agendamento e com o uso da carteirinha digital.

De acordo com a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição da UFS, Paula Buarque, responsável pelos restaurantes universitários de todos os campi, apenas no Campus São Cristóvão será utilizada a carteirinha física. “No Campus Sede da UFS continua o uso da carteirinha física até a finalização dos ajustes necessários para implantação do uso da carteirinha digital. Nos demais, o acesso, que antes era feito por QR Code, passa a ser pela carteirinha digital”, explica Paula.

“Somente no Resun do Campus São Cristóvão não é necessário o agendamento. Nos demais, precisa agendar e observar que cada um tem um horário distinto para reserva”, esclarece a coordenadora. Para gerar a carteirinha digital, é necessário acessar o aplicativo e-UFS.

Eficiência

Segundo Paula Buarque, no Campus Sede da UFS continua o uso da carteirinha física

Para Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, os restaurantes universitários são estratégicos não somente para garantir a segurança alimentar e nutricional, mas também para melhorar os indicadores acadêmicos a partir da ampliação do tempo de permanência dos alunos nas estruturas dos campi. “A mudança na forma de acesso está relacionada a alguns gargalos que foram apresentados no modo convencional, ou seja, a utilização pelo estudante da carteira impressa. Às vezes o aluno perdia a carteira, o leitor do código de barras da carteira apresentava lentidão, isso ampliava o tempo de permanência nas filas. Então fizemos um grupo de trabalho para discutir essas questões e entendemos que a gente poderia pensar em uma nova forma de melhorar o acesso dos nossos alunos. Foi quando surgiu a ideia de criar a chamada carteira digital”, relatou Marcelo Mendes.

“Todo aluno, usando o aplicativo e-UFS, consegue gerar a carteira rapidamente, independente de internet, pois isso é feito de forma offline e, portanto, melhora a capacidade de atendimento, inclusive reduzindo as filas. A carteira digital gera mais transparência, mais segurança para o usuário e, do ponto de vista da gestão, a gente vai trabalhar entendendo que aquilo que a gente está servindo será efetivamente para aquele que tem direito à alimentação institucional. O usuário vai ganhar em agilidade, em redução do tempo da fila, vai ganhar em ter um produto e um serviço cada vez mais qualificado”, pontuou o pró-reitor.

Mendes reforçou que todo aluno tem, por meio do seu SIGAA, o acesso ao aplicativo e-UFS. “Ele vai gerar sua carteirinha digital de forma rápida, célere, transparente e eficiente. Ela não é permanente, toda vez que o aluno for entrar ele gera rapidamente, em dois, três segundos ele gera essa carteira, e vai passar de forma rápida, vai gerar maior rapidez no processo de acesso e mais transparência em relação a quem está acessando o serviço. São benefícios não só para os alunos, mas certamente também são ganhos para a gestão dos restaurantes universitários e para a Universidade Federal de Sergipe”, complementou o gestor.

Fonte e fotos: Ascom/UFS

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *