Já choveu 50 milímetros em Aracaju
17 de março de 2022
Cassado, Valdevan ainda acredita que manterá mandato
17 de março de 2022
Exibir tudo

TSE cassa o mandato do deputado Valdevan Noventa

Mesmo licenciado, Valdevan tinha participação ativa no sindicato

Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, confirmou a cassação do mandato e a inelegibilidade do deputado federal Valdevan Noventa (PL), por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. A cassação foi confimada por unanimidade na sessão do TSE desta quinta-feira (17)

O Plenário ratificou decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada. Rafael Meneguesso Lima, então vice-prefeito do município de Arauá, foi absolvido.

Com a decisão, ficou determinada a retotalização dos votos para o cargo de deputado federal em Sergipe, considerando nulos os votos atribuídos a José Valdivan, com comunicação imediata ao TRE-SE independentemente da publicação do acórdão.

No mesmo julgamento foram condenadas outras duas pessoas envolvidas no esquema fraudulento: Evilázio Ribeiro da Cruz e Karina dos Santos Liberal, coordenadores de campanha do parlamentar, que também estão inelegíveis pelo período de oito anos, a contar da data das eleições de 2018.

Acusações e provas

Em minucioso voto, o relator do recurso, ministro Sérgio Banhos, ressaltou que a prática de abuso de poder econômico ficou robustamente demonstrada nos autos, não restando dúvida de que houve a irrigação de recursos ilícitos, não declarados e de fontes vedadas na campanha eleitoral do parlamentar, em desconformidade com a legislação vigente.

Para o relator, ficou devidamente evidenciada a gravidade do caso, consistente na prática de utilização de contas de terceiros para o recebimento de valores ilícitos e oriundos de fontes vedadas, com uso de subterfúgios para dar uma aparência de licitude às doações declaradas.

De acordo com o processo, integrantes da equipe de campanha de José Valdevan aliciaram dezenas de moradores dos municípios de Estância e Arauá para simular doações ao candidato.

O perfil dos doadores era incompatível com o valor doado, uma vez que vários eram beneficiários do programa Bolsa Família e alguns deles confirmaram ter apenas emprestado o número do CPF para a operação financeira.

MC/CM

Processo relacionado: RO 0601585-09 

Fonte: TSE

Compartilhe:

1 Comment

  1. REGES+B+SILVA+SILVA disse:

    2 PESOS DUAS MEDIDAS E 1 SÓ OLHO CEGO. A MESMA RÉGUA NÃO FOI USADA CONTRA O GOVERNADOR DO ESTADO PSD E NEM CONTRA LULA, JOÃO DANIEL. CRUSIFRICAM VALDEVAM PARA DÁ SATISFAÇÃO AO POVO, DIZENDO QUE FISERAM JUSTIÇA. POBRE BODE ESPIATORIO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *