Senado aprova empréstimo de R$ 500 milhões para Aracaju
15 de agosto de 2023
Aeroporto de Aracaju recebe 29,9% a mais de passageiros
16 de agosto de 2023
Exibir tudo

TSE cassa dois vereadores de Aracaju

Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica devem deixar os mandatos imediatamente

Os vereadores em Aracaju, Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica, ambos do PSC, tiveram os mandatos cassados, nesta terça-feira (15), pela unanimidade dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude na cota de candidaturas femininas do Partido Social Cristão. Em 2020, a legenda registrou concorrentes mulheres apenas para cumprir a cota de 30% de gênero, determinada pela legislação eleitoral, a ponto de algumas terem tido zero voto. Ou seja, nem elas votaram nelas mesmas.

Os ministros acompanharam o voto do relator Benedito Gonçalves, que defendeu a nulidade dos votos recebidos por todos candidatos a vereador pelo PSC de Aracaju e a realização de recalculo do coeficiente eleitoral, assim como a inelegibilidade por oito anos das quatro candidatas mulheres do partido, que não foram votadas. Por fim, ficou decidido que Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica devem ser afastados imediatamente da Câmara Municipal. Com a recontagem dos votos, devem assumir os mandatos dos dois cassados os ex-vereadores Elber Batalha (PSB) e Camilo Danuel (PT) que tiveram, respectivamente, 2.225 votos e 2.225 votos no pleito de 2020.

Discípulo do avô

O jovem Sávio de Gois Silva, conhecido por “Sávio da Coopertalse”, registrou a candidatura como Sávio Neto de Vardo da Lotérica para pegar carona no nome do avô, ex-vereador em Itabaiana. Figura folclórica, mas bom de voto, Arivaldo de Rezende (PTB), o famoso “Vardo”, abriu mão de mais uma reeleição – ele tinha quatro mandatos – em favor do filho Breno de Vardo da Lotérica (PL), que foi o mais votado no município com 3.223 votos. Sávio, que se diz um discípulo político do avô, teve 2.409 votos em Aracaju. Já Fábio Meireles foi votado por 3.461 eleitores da capital.

Por Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *