MEC acaba aulas online nas universidades
2 de dezembro de 2020
Maconha deixa de ser vista como uma droga perigosa
2 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Trabalhadores da UFS podem entrar em greve

As universidades foram apanhadas de surpresa com mais este corte de recursos

Não se surpreenda se os trabalhadores da Universidade Federal de Sergipe entrarem em greve nos próximos dias, visando protestar contra a absurda decisão do Ministério da Educação de extinguir as aulas online nas instituições de ensino superior. O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs) recebeu com indignação o anúncio do MEC sobre o retorno  das atividades presenciais já em janeiro próximo.

A decisão do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi comunicada através da Portaria nº 1.030 publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2). Sem maiores explicações técnicas, a portaria estabelece o retorno das atividades a partir do dia 4 de janeiro, obrigando as instituições a seguir um Protocolo de Biossegurança sem qualquer prazo de adaptação.

Wagner Vieira, coordenador Geral do Sintufs, afirma que a decisão do MEC é uma ameaça à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da UFS e da a comunidade acadêmica, tendo em vista a alta na ocupação de leitos  para casos de Covid-19 nas últimas semanas. “Não houve diálogo sobre isso com nenhum setor. Em Sergipe, a ocupação de leitos em virtude da Covid-19 está subindo novamente, o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) está próximo de 100% de ocupação. Como retornar neste cenário, ainda mais garantindo a biossegurança de mais de 30 mil pessoas?”, questiona.

Greve sanitária

Wagner Vieira não descarta a possibilidade de greve sanitária por tempo indeterminado na Universidade Federal de Sergipe caso a decisão do MEC não seja revogada. “Já decidimos em assembleias anteriores que só retornaremos em segurança, com diálogo e garantias para a comunidade acadêmica. Não colocaremos nossas vidas em risco para cumprir uma Portaria do Ministério da Educação. A possibilidade de cruzar os braços está dada”, ressaltou o líder sindical.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *